sábado, 12 de agosto de 2017

HOMENAGEM AOS PAIS FALECIDOS


Homenagem dos filhos, noras e netos na Missa de 7.o dia de nosso Pai – Dr. Eduardo Guenka – 15-Jun-2014

Amigos na fé em Jesus Cristo, bom dia!

No último domingo nossa família passou por uma grande provação: perdemos nosso patriarca, pai, marido, avô, sogro, conselheiro, companheiro e amigo. E de outro lado, Deus operou dois milagres e manteve aqui conosco Marcos e Aline, que se recuperam bem e participam desta celebração conosco.

Em nome de nossa família e de nosso saudoso pai, queremos agradecer a todas as manifestações de carinho, respeito, suporte e, principalmente, as orações que apaziguam nossos corações e nos ajudam a silenciar a dor e aceitar o plano de Deus com serenidade. Nada temeremos, pois Deus é nossa força, e envia seus anjos em forma de amigos que nos sustentam e amparam.

Não foram poucos os que nos ajudaram neste momento tão difícil, de todas as formas possíveis. Tudo isso nos faz meditar e regozijar o quanto é fundamental o nosso laço de irmandade em Jesus Cristo. Nossa família ficou maravilhada com tantos gestos de amor e palavras de gratidão ao legado de nosso pai. Todas essas demonstrações nos deixam extremamente tocados e com a certeza que Jesus acalentará nossos corações e abençoará nossa caminhada, como sempre o fez. Neste momento, olhamos nossos passos na areia e enxergamos apenas um par de pegadas, não são nossas, é Jesus que nos carrega em seu colo. Sentimos seu abraço carinhoso e cheio de ternura enquanto Ele suporta todo o nosso pesar. Queremos agradecer em especial a Comunidade de Santa Rosália. Aqui fomos batizados, catequizados, crismados, participamos do grupo de jovens Shaen, casamos e nossa Fé floresceu!

Pedimos que não deixemo-nos levar pelo julgamento humano acerca da forma inesperada como tudo ocorreu. O importante é a certeza que nosso pai combateu o bom combate, e está agora ao lado de quem ele mais amava: Jesus.

Nosso pai foi nosso herói sempre pronto e disponível que ajudava a todos com seu carinho e modo amoroso de dizer as coisas, nos corrigir e orientar. Pai amoroso e acolhedor, não esqueceremos jamais suas orações nos encontros familiares, no Natal, Páscoa, Ano Novo e nos aniversários. Víamos seus olhos brilharem de alegria e chorarem ao ver a família reunida ao redor da mesa como se fosse uma celebração – a celebração da vida. Sua vida foi um testemunho contínuo de sua fé em Deus, trabalhando incansavelmente pela santificação das famílias, através das Pastorais, Movimento de Emaús, Cursilho, Grupo de Palestras para Adolescentes, participação na Liturgia e na Catequese, doando seu tempo, sua voz e seu coração para o que lhe era mais caro: santificar as famílias para edificação do Reino de Deus. Suas palavras acendiam o fogo em nossos corações e acalmavam nossas almas. Sua preocupação era nos deixar a formação nos princípios e valores cristãos. Agora sentimos o peso e a força de tudo que ele fazia! Isso nos conforta e dá alento para seguir adiante.

Ainda é muito estranho, sentimos sua presença em tudo! E sua falta nos corta o coração.
Mais uma vez, com Jesus e o suporte de nossos irmãos em Cristo temos a certeza de podermos seguir adiante.

Sentimos-nos compelidos a compartilhar com vocês mais esta experiência do amor de Deus em nossas vidas. A alegria verdadeira que só Jesus Cristo pode dar tem inundado nossos corações, tanto pela certeza da vida eterna quanto pelo poder imensurável do Espírito Santo, que inspirou a tantos amigos e irmãos na fé para nos auxiliar neste momento. Diante de um sofrimento que o mundo consideraria insuportável, a presença de Deus conforta e reforça nossa fé, pois tudo posso Naquele que me fortalece. Tenham a certeza que Deus ama a todos os seus filhos e Pai perfeito que é, sempre cuida de todos os seus e nos oferece vida em plenitude. Nunca nos confia mais do que nossos humildes talentos são capazes de suportar.

Finalmente, em honra a tudo que nosso pai fez nesta vida, peço a todos que meditem sobre os pilares que ele defendia arduamente e escutem esta mensagem com atenção: a Fé inabalável em Deus, a família, os princípios de moral e ética cristãos sem concessões e a evangelização constante a serviço de nossa Igreja!


Mais uma vez, muito obrigado! Nosso abraço carinhoso a todos vocês em nome de NSJC! Deus os abençoe!




Mensagem de Santo Agostinho


A morte não é nada. Apenas passei ao outro mundo. Eu sou eu. Tu és tu. O que fomos um para o outro ainda o somos.

Dá-me o nome que sempre me deste. Fala-me como sempre me falaste. Não mudes o tom a um triste ou solene. Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos. Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo. Que o meu nome se pronuncie em casa como sempre se pronunciou.

Sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra. A vida continua significando o que significou: continua sendo o que era.

O cordão da união não se quebrou. Porque eu estaria fora de teus pensamentos, apenas porque estou fora de tua vista?

Não estou longe, somente estou do outro lado do caminho. Já verás, tudo está bem. Redescobrirás o meu coração, e nele redescobrirás a ternura mais pura.

Seca tuas lágrimas se me amas, não chores mais.




Ser pai é ser ...
Marcos Leandro


Ser pai é ser criança, 
aprendendo e vivendo sempre coisas novas e boas 
Pois só assim é que se cresce

Ser pai é ser filho, 
seguindo e trilhando os rumos traçados pelos pais 
Pois eles só querem o nosso bem

Ser pai é ser irmão, 
sendo um pai dos filhos mais novos e mais velhos 
Pois desta maneira se treina para paternidade

Ser pai é ser amigo, 
compreendendo e ajudando os amigos que precisam de um pai 
Pois eles retribuirão com gratidão

Ser pai é ser avô, 
observando e encaminhado os filhos a serem bons pais 
Pois eles conseguirão a maturidade

Ser pai é ser mestre, 
espalhando a sabedoria e seus conhecimentos 
Pois é assim que se constrói um mundo melhor

Ser pai é ser pai, 
orientando e encaminhado os filhos a seguirem o bom caminho 
Pois só assim se obtém a felicidade

Ser pai é ser como Cristo, 
educando e praticando seus ensinamentos 
Pois é assim que se conquista a benção de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário