segunda-feira, 15 de agosto de 2016

NO QUE EU ACREDITO

  Estamos ampliando estes textos. Veja no link: "MINHA FÉ"

1- DEUS
É um só, mas vive em três pessoas ao mesmo tempo iguais e realmente distintas: o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo.

2- A ORAÇÃO
É imprescindível em nossa vida, Sem ela, não conseguiremos viver bem, nem vencer as tentações, nem se salvar. Creio que a oração deve ser no mínimo de dez por cento de um dia, ou seja, duas horas e vinte e quatro minutos. Quem não puder, pelo menos reze uma hora por dia!
Creio que a oração é um contato com Deus, ou seja ela vocal, ou em pensamento, ou mental, ou contemplativa (veja nosso texto sobre isso: ESTUDO SOBRE A ORAÇÃO //; MELHORE SUA ORAÇÃO !/ ORAÇÕES DIÁRIAS //; VIA SACRA E TERÇO DA MISERICÓRDIA )
Creio que Deus sempre ouve nossa oração, mesmo que não nos atenda naquele item. Se isso ocorrer, Ele nos dará a graça de que realmente estamos precisando, e não a que lhe pedimos.

3- A CRIAÇÃO
Creio que Deus criou o mundo e o mantém por meio da evolução descoberta por Darwin. A diferença entre a minha crença e a proposta do Darwin é a presença de Deus, onisciente, onipresente, todo poderosa e misericordiosa. Creio que Adão e Eva podem ser um tipo de nome dos mais de 3 mil primeiros primatas (a ciência diz 2.500 aproximadamente) que receberam pela primeira vez a alma diretamente de Deus. Creio, outrossim, que houve realmente o pecado original, na forma de uma desobediência e negação consciente a Deus.

4- A VONTADE DE DEUS
Creio que nem tudo o que acontece é vontade de deus. Muitas coisas ele permite que aconteçam mesmo contra a sua vontade. O pecado, por exemplo. Precisamos descobrir, pela oração, qual é a Sua vontade e cumpri-la, pois aí está nossa felicidade(Veja 00-DEUS CONOSCO//01- DEUS E A CRIAÇÃO //02- JESUS CRISTO)

5- O SOFRIMENTO
Creio que Deus permite o sofrimento, mesmo contra a sua vontade, para purificar-nos e transmitir-nos a sua santidade (Hebreus 12,10. Veja: 7 23-O SOFRIMENTO, A PACIÊNCIA, A PROVAÇÃO// 7.1   A PACIÊNCIA      //7.2  A PROVAÇÃO).

6- CÉU, INFERNO, PURGATÓRIO
Creio no Céu para os que morrem 100% arrependidos, no Purgatório para os que não conseguiram se arrepender mas lutaram para não voltarem mais a pecar  e no Inferno, para os que não quiseram pedir perdão a Deus de seus pecados (veja: 19 18- MORTE-JUÍZO-INFERNO-PARAÍSO / 19.1 O INFERNO / 19.2 O PURGATÓRIO / 19.3 ORAÇÃO PELOS MORTOS).

7- O PAPA
Creio que o papa está no lugar de São Pedro, pedra visível da Igreja, que foi o nosso primeiro papa, conforme Mateus 16,18; João 21,15; Lucas 22,32 ( veja  A IGREJA CATÓLICA//2 29- A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA// 3 30 – A SUCESSÃO APOSTÓLICA)

8- A IGREJA CATÓLICA
Creio que a Igreja Católica é a primeira Igreja cristã, fundada por Jesus Cristo na pessoa dos apóstolos, desde o dia de Pentecostes. Veja os textos indicados atrás, no número 7.

9- A CASTIDADE
Creio que a castidade é importante em qualquer fase da vida, tanto a total, para os solteiros e consagrados, como a castidade relativa para os casados. A castidade ajuda muito a espiritualidade, a oração e a caridade. Veja os textos:  A CASTIDADE.

10- A CONCEPÇÃO DE JESUS
Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus que viva eternamente junto ao Pai, no céu, e fez-se homem no ventre de Maria Santíssima. Ele é 100% Deus e 100% homem. Creio também que sua concepção não precisaria ter sido exatamente como diz São Lucas, com a visita de um anjo, mas na pura fé, como diz Mateus 1,18: neste texto, Mateus diz que Maria, num belo dia percebeu que estava grávida e ficou admirada, pois não tinha tido relação sexual alguma. Pode ser que ela tenha sabido que era obra de Deus, primeiramente, por esse fato, depois, pelo que disse-lhe Isabel, no encontro entre elas, em Lucas 1,39-45, e pelo sonho que José teve, além de fatos que marcaram a infância de Jesus, como os presentes dos magos, as palavras de Jesus quando o reencontraram após estar 3 dias perdido “ Maria guardava e meditava tudo isso no coração”. Veja o texto: ESTUDO SOBRE MARIA.

11- OS “IRMÃOS” DE JESUS
Creio que Jesus foi filho único de Maria, conforme lemos em João 19: Se Jesus tivesse outros irmãos, não teria pedido a João, que não era nem parente deles, que cuidasse de sua mãe. Segundo as leis da época, os filhos tinham que cuidar dos pais. Veja mais detalhes em: MARIA.

12- A POBREZA
Jesus podia nascer numa família rica mas escolheu ser pobre a vida toda. Isso me diz que devemos também buscar uma vida simples, o mais simples possível, sem muitos gastos, sem pompas, sem esbanjamentos. Se vivermos uma vida simples, vai nos sobrar o suficiente para ajudarmos as pessoas mais necessitadas. Santo Ambrósio (ou Santo Atanásio, estou em dúvida) dizia que o casaco que está mofando em seu guarda-roupa pertence àquele pobre que está lá fora tiritando de frio. Veja mais detalhes em: SIMPLICIDADE E POBREZA

13- A VERDADE
“A verdade vos libertará”(João 8,32). O demônio é o pai da mentira. Quem quiser estar sempre com a proteção divina deve sempre falar a verdade. Quando não puder, diga coisas como “Prefiro não falar sobre esse assunto”, “não posso falar disso” etc. Veja detalhes em:  O BOM EXEMPLO/A SINCERIDADE/A HIPOCRISIA / 1.1    A SINCERIDADE e a HIPOCRISIA.

14- AS TENTAÇÕES
Podem e devem ser vencidas com a oração. Tentar vencer “no muque”, sem a ajuda de Deus, é loucura. Vigiar sempre para não entrar em condições de pecar. Fugir das ocasiões pecaminosas. Veja mais em: 12 22 –A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO.// 13 23- A IMPORTÂNCIA DE VIGIAR

15- A BÍBLIA
É inspirada por Deus, mas escrita por homens limitados. Não pode ser lida de modo fundamentalista, ou seja, como está escrita. É preciso fazer uma exegese do texto, ou seja, ver o que aquilo queria dizer para aquele tempo e só então aplicar ao nosso tempo. O Antigo Testamento deve ser checado com oque disse o Novo Testamento a respeito daquele assunto, principalmente com os ensinamentos de Jesus, que mudou muita coisa tida como correta até então . Esses ensinamentos de Jesus está perpetuado na Igreja Católica. A bíblia não é tudo, ela é apenas uma parte da tradição oral que foi escrita. A Igreja conserva também o restante da tradição oral que não foi escrita. Veja mais em: 10 8- A BÍBLIA/// ESTUDO BÍBLICO

16- AS ILUSÕES NO CAMINHO
Devemos ter cuidado com projetos não realistas, ou seja, que nunca darão certo para nossa vida. Muitos desejam coisas para fugirem  da realidade. Temos que enfrentar e assumir nossa realidade e aos poucos modifica-la com atos possíveis e concretos, não com projetos mirabolantes.
Primeiro aceitar-se como se é, para só depois ver o que será possível fazer para melhorar. Não tapar o sol com peneira! Muitos tipos de depressão vêm da atitude de não aceitação da própria realidade, da falta de humildade. Veja mais em: OS CINCO PASSOS DE UMA VIDA SANTA.//   15 13– A ORAÇÃO / 5. 16 14- A VIGILÂNCIA

17- AS DIVERSAS RELIGIÕES – O TREM DO REINO DE DEUS
As pessoas podem salvar-se em qualquer religião, desde que não pequem e pratiquem a misericórdia, ou seja, fizerem o que Jesus mandou que fizéssemos, mesmo não crendo nele: “Eu tive com fome, (etc) e me destes de comer”.
O Reino de Deus é como um trem  que está passando e no qual devemos entrar. Cada vagão é reservado para um tipo de Igreja ou sociedade. O vagão da Igreja Católica, o da Congregação Cristã, e assim por diante. Há também o vagão dos pecadores convertidos, como ladrões, prostitutas. É o vagão da misericórdia; aliás, é o maior de todos.  Esse trem se dirige ao céu. Só não chega lá quem não quiser entrar nele, ou seja, quem não quiser pedir perdão de seus pecados. Veja mais em JOIO, TRIGO, OU AMBOS?

18- A AJUDA AOS POBRES
Todos devem ajudar os pobres, mas com critérios, a fim de que eles não viciem em pedir ajuda e deixem, assim de serem promovidos. Promovê-los, ensiná-los a “se virarem”, a trabalharem, a economizarem. Ajudar os viciados a saírem dos vícios, encaminhá-los a um ofício etc. Dar esmolas é perigoso. Deseduca muito. Deve ser feita apenas em casos urgentes e por pouco tempo, como fazem os vicentinos.  Ver mais em: OS MARGINALIZADOS

19- A AMIZADE
Deve ser sempre recíproca. Quando é sempre o mesmo que paga tudo, não dá certo, não é verdadeira amizade. As amizades que descambam para os vícios não são verdadeiras e devem ser evitadas. Um viciado em drogas, álcool, roubos ou coisas assim, não podem ter amizades com pessoas dessa mesma linha. Amigos também devem guardar segredos reciprocamente do que conversam. Entre amigos é preciso haver muita confiança e respeito. Veja mais em  DEIXAR-SE AMAR.

20- DAR-SE A DEUS
O melhor presente que temos para Deus somos nós mesmos. Ele nos ama e sua alegria é ter-nos à sua frente por toda a eternidade, o que não ocorrerá se formos ao inferno. Não pecar, rezar sempre, dar-se a Deus, é a melhor forma de agradá-lo e permitir que Ele possa nos embalar em seus braços pelo resto da eternidade. Fazer Deus feliz é deixar que ele nos ame. Veja mais em:

21- CRER E CONFIAR
Crer não é apenas dizer ou concordar que Deus existe, mas confiar plenamente nele, saber que ele está sempre presente em nossa vida. Ele não deixará que nada de mal nos aconteça, mesmo que ocorram acidentes e/ou doenças. Se ele nos permitir isso, creia que nos dará força e alternativas para vencermos o problema. Veja mais em  A CARTA DA MISERICÓRDIA DO PAPA FRANCISCO

22- SER LIXO RECICLADO
Todos os que vivem no pecado e são considerados como “lixo” para a sociedade, podem mostrar a essa mesma sociedade que o lixo pode ser reciclado e  tornado útil! Todos podemos nos “reciclar”, mudar de vida, renovarmo-nos, pedirmos perdão e deixar de ser o lixo da sociedade. Veja mais em

23-SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA
Quem serve ao Senhor na oração e nas boas obras, deve fazê-lo com alegria. A alegria provém da humildade e do fato de nos colocarmos totalmente a serviço de Deus, sabendo que Ele nos dará força, nos sustentará com suas mãos, nos dará o necessário para perseverarmos no caminho do céu. Veja em TRISTEZAS: A BOA E A MÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO