terça-feira, 3 de maio de 2016

CRISMA-15-O ESTUDO E A CULTURA


 a) Para ler: Atos 8, 26-31. 34-35

 

b) Para conversar

1. Você estuda bastante?

2. Já colou alguma vez?

3. O que você pensa sobre o ensino atual?

 

c) Para saber

O ensino atualmente vai indo de mal a pior. As pessoas saem do ensino fundamental sem saber quase nada! Mal sabem ler, e muitas vezes ainda gaguejando. Há escolas boas, mas somente os da classe média alta conseguem frequentá-las. É muito triste constatarmos isso.

Entretanto, vale lembrar que uma boa parcela de culpa está nos estudantes, que não se aplicam ao estudo. Mesmo que as escolas não sejam muito boas, todos podem estudar melhor as matérias e terminar seus estudos com bastante conhecimento geral. O estudo abre nossa mente para enfrentarmos o mundo, que está à nossa disposição.

É incrível, por exemplo, a dificuldade que tenho em escrever livros como este: procuro escrever palavras fáceis, mas não dá! Por mais fácil que a palavra seja, muitos não conseguem entendê-la. Muitos de vocês já estão com 12 anos ou mais, ou seja, já devem estar no mínimo na quinta série! Muitos sabem ler, mas não conseguem entender o que leem. Talvez falta vocabulário, ou seja, conhecer os significados das palavras para poder entendê-las.

Hoje em dia quem não estuda, perde muitas oportunidades, não se capacita para o grande avanço da cultura mundial. Veja, por exemplo, os computadores: a cada dia trazem novidades. Os celulares, então, nem se fale! Quando escrevi este texto, no final dos anos 90, não havia ainda essa explosão do uso de celulares que há atualmente, final da segunda década após 2000. O habitante deste planeta nas décadas vindouras ou será uma pessoa estudada, ou terá dificuldades, além de não poder acompanhar em quase nada os acontecimentos. O mundo vai ser de quem entender mais os problemas, de quem estiver mais por dentro dos assuntos. Mesmo para serviços simples, como os de faxina, se exige uma instrução mínima que muitos não possuem!

Já é hora das classes menos favorecidas, mais pobres, mais marginalizadas saírem do nível inferior e começarem a entrar nas decisões do mundo, poderem colaborar melhor com os estudiosos e sábios que dirigem o nosso futuro. Entretanto, é preciso que isso se faça num nível de comunhão com Deus e com as pessoas, num nível de caridade e misericórdia.

 

d) Para viver

Nunca cole na prova, Estude mais! Use sempre o dicionário para adquirir um bom vocabulário. Atualmente isso é tão fácil, pelo uso da Internet! Participe dos círculos de estudo de sua escola, frequente a biblioteca, enfim, agite-se para que seu cérebro possa ser usado para o bem deste mundo. Não use o computador apenas para o lazer, mas também para adquirir melhor conhecimento. 

 

e) Para fazer

Pegue um dicionário (ou use a Internet) e anote o significado de todas as palavras que você não conseguiu entender.

 

f) Para rezar

Escolha uma oração de seu gosto.

a 43�'TF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO