domingo, 9 de agosto de 2015

NOV.NATAL n°2-3° DIA

TERCEIRO DIA
ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS
INICIAL: um cântico, um terço ou uma dezena do terço.
FINAL:  Senhor Deus, que nós nos preparemos dignamente para o Natal de vosso Filho, tirando de nossos corações a tristeza, a falsa alegria, o desânimo, o apego ao pecado, o individualismo, a falta de amor e a falta de autodoação. Fortalecei-nos, para que transformemos a nós mesmos e o mundo que nos circunda, por Cristo, nosso Senhor, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.
PARA LER
Mateus 3,2-2: Dizia João Batista: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo. João foi anunciado pelo profeta Isaías que disse: Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!”
PARA RESPONDER
1- O que você entende por “conversão”?
2- Como podemos “preparar o caminho do Senhor?
3- O que você entende por “endireitai suas veredas”?

PARA REFLETIR
O papa falou à Cúria Romana no Natal de 2014 que muitos têm a doença do “Alzheimer espiritual”: esquecem-se da história da Salvação, da história pessoal com o Senhor, do “primitivo amor” (Apoc. 2,4). São pessoas que “dependem completamente do seu presente, das suas paixões, caprichos e manias; que constroem em torno de si muros e costumes, tornando-se cada vez mais escravos dos ídolos que esculpiram com as próprias mãos”.
É preciso, pois, uma conversão sincera: tomar consciência dos próprios erros e mudar radicalmente de vida, a fim de caminharmos nos caminhos indicados por Jesus.
Quem se converte começa a dar bons frutos: adere a uma comunidade de Igreja, a praticar o bem, a rezar diariamente, a evitar as ocasiões de pecado e a lutar contra ele, ler diariamente a bíblia e meditá-la, aconselhar-se com alguém capacitado, buscar ajuda quando necessário para sair dos vícios ou problemas intrincados etc.
Não adianta nada andar correndo se o caminho for o errado. É melhor andar, mesmo mancando, mas no caminho certo, pois aí se chegará ao objetivo desejado (Sto. Tomás de Aquino).
Nós preparemos o caminho do Senhor primeiramente fazendo um bom exame de consciência para descobrirmos os pecados que cometemos ou o bem que deixamos de fazer. Em seguida pedir perdão dos pecados sinceramente, com propósito de não pecar mais.
Endireitar as veredas do caminho do Senhor é trabalhar com ardor na comunidade e na sociedade para acabar comas doenças, misérias, marginalização, promover os marginalizados, combater o analfabetismo, a ignorância religiosa, acabar com as brigas, discussões, violência, vinganças, mau-humor, tristeza egoísta, ganância, inveja, vícios, e tudo o que desagrada a Deus.

João Batista prepara não o nascimento, mas a acolhida de Jesus. Não adianta nada se eu comemorar o Natal, mas não acolher o que Jesus ensinou nos três anos de vida pública e passar o restante da vida para pô-lo em prática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário