domingo, 9 de agosto de 2015

NOV. NATAL n° 2--8º DIA


OITAVO DIA
ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS
INICIAL: um cântico, um terço ou uma dezena do terço.

FINAL:  Senhor Deus, que nós nos preparemos dignamente para o Natal de vosso Filho, tirando de nossos corações a tristeza, a falsa alegria, o desânimo, o apego ao pecado, o individualismo, a falta de amor e a falta de autodoação. Fortalecei-nos, para que transformemos a nós mesmos e o mundo que nos circunda, por Cristo, nosso Senhor, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

PARA LER

Lucas 1,39-45: “Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel”.

PARA RESPONDER

1- Maria planejou esse encontro com Isabel? Por quê?
2- Você planeja pouco ou muito suas atividades?
3- Planejar demais pode ou não impedir a ação do Espírito Santo?

PARA REFLETIR

O papa falou à Cúria Romana no Natal de 2014 que devemos evitar “A doença da planificação excessiva e do funcionalismo(...) É necessário preparar tudo bem, mas sem nunca cair na tentação de querer conter e pilotar a liberdade do Espírito Santo, que sempre permanece maior e mais generosa do que toda a planificação humana: “O Espírito sopra onde quer” (João 3,8).
S. Paulo disse que a sua pregação mais planejada foi também a mais fracassada, a de Atenas (Atos 17,23). Planejar muito impede a ação do Espírito Santo porque ele respeita nossa liberdade e não age até que lhe peçamos. Todos os que fomos batizados temos o Espírito Santo, mas Ele só interfere em nossas ações quando permitimos que entre em ação.
O chamado “Batismo no Espírito Santo, que alguns grupos insistem que façamos, fora do nosso batismo, não é mais do que permitirmos que ele aja, que ele tome posse de nossa vida.
Maria foi à casa de Isabel por uma inspiração momentânea causada pelo anúncio do anjo sobre a gravidez de Isabel e, portanto, não planejou a visita. Aliás, ela não planejou nada em sua vida. Apenas colocou-se diante do Senhor, pedindo que sempre se fizesse a vontade de Deus em sua vida.

Planejar demais impede a ação do Espírito Santo pelo simples fato de não deixarmos um espaço para Ele agir, além do fato de que Ele não vai interferir em nosso planejamento, se nós não pedimos sua ajuda para faz

Nenhum comentário:

Postar um comentário