quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

EV. JOÃO CAPÍTULO 03


CAPÍTULO 03


V. 1-21- 


Nicodemos foi procurar Jesus à noite, para não ser visto pelos seus subordinados e amigos, a fim de não comprometer-se, pois era "príncipe dos judeus" e conversar com Jesus podia prejudicá-lo em meio aos seus.

Queria conhecer melhor Jesus, que tinha, já, como um mestre, baseado nos sinais que ele fazia, mas não tinha firmeza nessa situação nova. Titubeava. Os milagres são feitos para que nós acreditemos que Deus é Deus, que existe a vida eterna, e que estamos nos dirigindo para lá. Será que é por isso que quase não acontecem milagres no meio de quem está sempre com Deus e com os irmãos? A vida eterna supera qualquer doença ou problema que tenhamos. A cura, em si, de nada adianta se nós não nos convertermos. É melhor ficar sem um pé e entrar no céu do que ter os dois e ir para o inferno!

v.3-21

Jesus mostra a Nicodemos algumas verdades:

- Para ver o Reino de Deus é necessário receber a vida nova que Jesus nos trouxe por meio do Batismo. É como "nascer de novo".


- Quem recebe o batismo nasce da água e do Espírito Santo e se torna filho de Deus, ou seja, como que "divinizado".

- Quem nasce do Espírito é plenamente livre. 

- Nicodemos é meste em Israel, mas para que ele nasça de novo no Espírito é preciso crer. A ciência que ele possui pouco tem a ver com isso.

- Jesus revela o que viu e ouviu antes de nascer, e o que ainda vê, como Deus que é, mas eles não estavam aceitando o seu testemunho. 

- Fala de sua morte de cruz (v. 14)

- Quem nele crer não vai perecer, mas terá a vida eterna.

- Deus nos ama tanto que deu-nos o seu Filho unigênito para que, crendo nele, tenhamos a vida eterna.

- Jesus não veio condenar a ninguém, mas salvar a todos.

- Quem crer em Jesus não é condenado, mas quem não crer já está condenado, pois vai ficar desligado de Deus.

- O motivo da condenação é o fato de que as pessoas amam mais as trevas do pecado do que Jesus, que é a luz, e praticam obras más.

- Quem faz o mal odeia a luz e vai ficar sempre nas trevas, pois não quer que vejam suas obras más. Vivem na máscara, na hipocrisia, no logro.

- Quem pratica a verdade está na luz, e quer que suas obras sejam vistas, pois são feitas em Deus e, ao verem-nas, as outras pessoas também vão possivelmente se converterem. 

v.22-36



Trecho que define o papel de João Batista e de Jesus, Deus, que está sobre todos e é necessário que todos acreditemos na divindade de Jesus e na salvação que ele nos traz. Quem crer no Filho (Jesus) terá a vida eterna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO