sábado, 11 de fevereiro de 2012

19-IGREJAS QUE SE PASSAM POR CATÓLICAS


NOTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA CNBB SOBRE ALGUMAS QUESTÕES RELATIVAS AO USO INDEVIDO DOS TERMOS: CATÓLICO, IGREJA CATÓLICA, CLERO E OUTROS

A CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CNBB, na defesa da verdade e da liberdade, considerou oportuno publicar a presente Nota Pastoral, destinada aos membros do episcopado, do clero, aos religiosos e a todos os fiéis leigos.

O uso de nomes, termos, símbolos e instituições próprios da Igreja Católica Apostólica Romana, por outras denominações religiosas distintas da mesma, pode gerar equívocos e confusões entre os fiéis católicos. Nestes casos o uso da palavra “católico”, “bispo diocesano”, “vigário episcopal”, “diocese”, “clero”, “catedral”, “paróquia”, “padre”, “diácono”, “frei”, pode induzir a engano e erro.

Pessoas de boa vontade podem ser levadas a frequentar tais templos, crendo que se trata de comunidades da Igreja Católica Apostólica Romana, quando na verdade não o são. Por essa razão a Igreja tem a obrigação de esclarecer e alertar o Povo de Deus para evitar prováveis danos de ordem espiritual e pastoral.

Assim, temos o dever de alertar os fiéis católicos para a existência de alguns grupos religiosos, como é o caso da auto intitulada “igreja católica carismática de Belém” e outras denominações semelhantes, que apesar de se autodenominarem “católicas”, não estão em comunhão com o Santo Padre, Papa Bento XVI, e não fazem parte da Igreja Católica Apostólica Romana. Por esta razão todos os ritos e cerimônias religiosas por eles realizadas são ilícitos para os fiéis católicos.

Assim sendo, recomenda-se vivamente aos féis que não frequentem os edifícios onde eles se reúnem e nem colaborem ou participem de qualquer celebração promovida por esses grupos. Rezemos para que a unidade desejada por Jesus Cristo, aconteça plenamente.

Brasília-DF, 30 de novembro de 2011

Cardeal Raymundo Damasceno de Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luis
Vice Presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília

Um comentário:

  1. Eu creio em DEUS e em JESUS CRISTO, porque eu creio na Palavra de DEUS e do Senhor JESUS antes de tudo! Não me atrelo à dogmas ou qualquer fala humana! O Bíblico de DEUS,e do Senhor Jesus Cristo me conduz e a sua iluminação vem à mim através do Espírito Santo. Gosto de ouvir a palavra de Deus através do Evangelho (leitura constante da Bíblia e ouvir e cantar louvores, afinal devemos receber e agradecer). Existem sim falsos profetas! Hoje, dia 12 de outubro é para mim, mais um dia de DEUS e do Senhor JESUS CRISTO, pois graças à Eles que são os senhores absolutos dos "milagres" é que abro meus olhos para contemplar mais um dia da minha humilde existência aqui na terra. Quem honra santo e outras idolatrias, está colocando o sacrifíco de JESUS no final da grande fila da nossa existência terrena

    ResponderExcluir