sábado, 19 de novembro de 2011

O TEMPO DO ADVENTO


ALÉM DESTE TEXTO SOBRE O ADVENTO, LEIA 
TAMBÉM: O NOVO TESTAMENTO  /// ANO DA FÉ 2012/2013  //// O APOCALIPSE SEM SEGREDO (Este link leva você ao site Evangelho e Catequese. Para voltar para cá, clique na seta à esquerda do topo de sua tela). Toda a bíblia está neste link: A BÍBLIA TODA


E FAÇA TAMBÉM A NOVENA DE NATAL

************** 



(comentário resumido do Missal Romano) 



       O TEMPO DO ADVENTO


Com o 34º domingo do Tempo Comum, em que celebramos a festa de Cristo Rei do Universo (neste ano dia 25/12), termina o Ano Litúrgico de 2012, ou seja, é o último domingo do ano (par) “B”. Com o primeiro domingo do Advento (neste ano dia 02/12), se inicia o ano litúrgico de 2013 (ímpar) “C”. Sobre as cores usadas nesse tempo, veja o nosso artigo “Liturgia”, deste blog (site).

O Advento celebra a vida de Jesus Cristo no tempo e na história da humanidade para trazer-nos a salvação. É o tempo da expectativa, e nós somos chamados a vivê-lo em plenitude, totalmente. Dessa forma estaremos recebendo dignamente o Senhor no momento em que ele vier.
Estas devem ser as atitudes interiores que nos preparam melhor para esta vinda:

1- Mantermo-nos vigilantes na fé, na oração.

2- Mantermo-nos numa abertura atenta e disponível para reconhecermos os “sinais” da vida do Senhor em todas as circunstâncias e momentos da vida e até o fim dos tempos.

3- Andarmos no caminho traçado por Deus, sem nos extraviarmos por caminhos tortuosos (cheios de “curvas” e “desvios”), ou seja, convertermo-nos para seguirmos a Jesus para o Reino do Pai.

4- Darmos testemunho da alegria que Jesus Salvador nos traz, com a caridade afável e paciente para com os outros, com a abertura para todas as iniciativas de bem, através das quais já se constrói o Reino futuro na alegria sem fim.

5-Mantermos um coração pobre e vazio de nós mesmos, imitando José, N. Senhora, João Batista, os outros “pobres” do evangelho que, precisamente por isso, souberam reconhecer em Jesus o Filho de Deus que veio salvar as pessoas.

6- Participarmos das celebrações eucarísticas deste Tempo de Advento acolhendo e reconhecendo o Senhor, que continuamente vem ficar no meio de nós, seguindo-o no caminho que leva ao Pai, a fim de que,com sua vinda gloriosa no fim dos tempos, ele nos introduza todos juntos no Reino, para fazer-nos “tomar parte na vida eterna” com os bem-aventurados e os santos do céu.

Aqui dou uma sugestão: Por que você não faz a nossa novena do Natal? Procure o link aqui ao lado do blog (site) e faça-a, mesmo que sozinho (a), se não der para você frequentar algum grupo na comunidade...


Papa João XXIII: OS 10 MANDAMENTOS DA SERENIDADE 


1. Só por hoje tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver os problemas da minha vida todos de uma vez.

2. Só por hoje terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros:

-delicado nas minhas maneiras

-não criticar ninguém

-não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém senão a mim.

3. Só por hoje me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste.

4. Só por hoje me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos.

5. Só por hoje dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me que assim como é preciso comer para sustentar meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma.

6. Só por hoje praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém.

7. Só por hoje farei uma coisa de que não gosto e se for ofendido nos meus sentimentos procurarei que ninguém o saiba.

8. Só por hoje farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo o caso, vou fazê-lo. E me guardarei bem de duas calamidades: a pressa e a indecisão.

9. Só por hoje ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim, mesmo se existisse só eu no mundo – ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.

10. Só por hoje não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de gozar do que é belo e não terei medo de crer na bondade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO