quinta-feira, 11 de outubro de 2012

NOVENA DO NATALn° 01- 3° DIA




1 – CANTO INICIAL

2 – ORAÇÃO DO ROSÁRIO (Veja “ORAÇÕES/ ROSÁRIO/ VIA-SACRA no topo do blog)

3 – LEITURA DO DIA : Is 40,1-5.9-11

Preparai o caminho do Senhor.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 40,1-5.9-11

Consolai o meu povo, consolai-o! - diz o vosso Deus-. Falai ao coração de Jerusalém
e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida;
ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados. Grita uma voz: 'Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas:
a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou'. Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz,
tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: 'Eis o vosso Deus, eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista,eis à sua frente a vitória. Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães'. Palavra do Senhor.

4 – REFLEXÃO DIALOGADA (Você lê a pergunta e todos participam das respostas).
1 – O que você entende com esta frase: “aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas.”?
2- Por que fazer o que diz na frase àcima é condição para que a glória do Senhor se manifeste?
3 – Como podemos fazer com que Jesus seja realmente o nosso bom Pastor e possa apascentar o rebanho, reunir-nos como aos cordeiros, carregar-nos no colo, guiar os que conduzem os outros?

5 – REFLEXÃO
Aplainar na solidão a estrada de nosso Deus é , sem alarde, darmos testemunho de que a Palavra de Deus está realmente cravada em nossos corações e em nossas ações. Nivelar todos os vales significa ser humilde e reconhecer nossas fraquezas e limites, a fim de que possamos entrar nos planos de Deus a nosso respeito, que são planos de verdadeira felicidade. Também significa acabar com nossas más ações, incluindo aí os vícios e dependências materiais. Endireitai o que é torto, é sair do erro e recomeçar a vida de modo diferente.

Não há como alcançar objetivo diferente se continuarmos a seguir o mesmo caminho que seguíamos quando “caímos no precipício” do pecado, muitas vezes do crime e da marginalização. Se quisermos mudar nosso objetivo final, precisamos mudar o caminho.

Se fizermos isso, aí vem a segunda pergunta, Jesus poderá entrar em nosso coração, pois ele só entra em casa suja (pelo pecado e pela indiferença) depois de limpá-la. Ele mesmo a limpa, ao perdoar nossos pecados, se estivermos a fim do perdão divino.

Daremos essa oportunidade a Jesus de estar conosco se afastarmos de nossa vida todos os obstáculos e, de hoje em diante, começar a fazer apenas o que agrada a Deus.

6 – CANTO À ESCOLHA.

7 – ORAÇÕES PESSOAIS: Cada pessoa coloca suas intenções.

8 – Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai, nessas intenções que foram colocadas.

9 – Bênção final, que pode ser assim: “ABENÇOE-NOS O DEUS TODO PODEROSO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM. (O dirigente faz o sinal da cruz sobre si mesmo).

10 – CANTO FINAL, À ESCOLHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO