sábado, 21 de julho de 2012

MARCOS – CAPÍTULO 8


Marcos 8, 1-10: SEGUNDA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES

A multiplicação dos pães tem um significado duplo nas escrituras: Jesus é aquele que nos sacia plenamente, tanto material como espiritualmente.

Materialmente: se praticarmos a Palavra de Deus, sobretudo no amor e no atendimento ao próximo, nunca seremos abandonados por Deus (=providência divina).

Espiritualmente: a Eucaristia é o pão, é o próprio Jesus, que nos fortalece para que nunca o abandonemos e nunca desprezemos o próximo.

Marcos 8,11-13: OS FARISEUS PEDEM UM SINAL DO CÉU

Para quem ama, não é preciso sinais extraordinários. O próprio amor já é um sinal convincente. Há uma verdadeira mania, em alguns grupos atuais de Igreja, em ficarem pedindo sinais a Deus. Isso não é fé: é falta de fé. A carta de Hebreus fala de Abraão que acreditava “Como se visse o invisível”. Isso é fé!

Marcos 8,14-21: O FERMENTO DOS FARISEUS E DE HERODES

Precisamos tomar cuidado para não abandonarmos a fé verdadeira por causa do pecado, do interesse aos bens materiais, ou do nosso comodismo. Não podemos “fazer de conta” que não entendemos o que Jesus nos pede: precisamos, isso sim, enfrentar nossas dificuldades, nossas manias, vícios, maus hábitos, incapacidades, com muita garra e confiança na presença de Deus em nossas vidas. Se seguirmos a Jesus, Ele nos dará força, sempre!

Marcos 8,22-26: CURA DE UM CEGO EM BETSAIDA

Esse trecho, na verdade, prepara o trecho seguinte (vers. 29-33), em que os discípulos vão aos poucos (e não de uma só vez, como às vezes pensamos) descobrindo quem é realmente Jesus.

A cura dos cegos sempre é um sinal de que o pior cego é o que não quer ver. A fé nos leva aos poucos a descobrir o que Jesus realmente quer de nós. Basta acreditarmos e confiarmos plenamente que Ele quer nos conduzir à felicidade eterna do céu.

Marcos 8,27-30: PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO

No versículo 29, Pedro acertou só a fórmula: “Tu és o Cristo”, mas não o conteúdo, pois de fato está pensando no Messias (=Cristo) político, materialista. Quem e Jesus para nós, na verdade? Precisamos estar atentos à sua Palavra, nos fatos do dia a dia, para descobrirmos quem é Ele de fato, e se estamos entendendo perfeitamente as verdadeiras consequências do ato de segui-lo. As renúncias, os sofrimentos, as decepções serão inevitáveis para quem quiser seguir Jesus de fato.

Marcos 8,31-33 – PEQUENO ANÚNCIO DA PAIXÃO

É neste trecho que Jesus mostra aos discípulos o que vai significar, para eles, segui-lo, qual é o verdadeiro alcance da palavra Cristo-=Messias. Quem pensa de modo diferente, ou seja, que ser cristão é apenas louvar a Deus, sem compromissos sérios com a pobreza, com a injustiça, com o combate aos vícios e ao pecado, com a sociedade, enfim, é um “satanás”, como Jesus disse a Pedro. Deste trecho em diante, Jesus prefere ficar só com seus discípulos, quase não faz mais milagres, nem anda com a multidão. Sabe que sua hora está chegando e quer preparar bem os discípulos.

Marcos 8,34-38: CONDIÇÕES PARA SEGUIR JESUS

Negue-se a si mesmo” Deixe de ser egoísta, individualista. Não se apoie apenas em vantagens próprias Gratuidade plena no amor. Fazer sem esperar agradecimentos ou compensações, mesmo afetivas.

Tome sua cruz” Faça tudo por amor,para tornar os outros felizes.

Siga-me” Consagre a sua vida ao ser humano, como Cristo fez, e não em procurar ser feliz a qualquer custo, mesmo pisando nos outros. A melhor forma de ser feliz é ajudar os outros a serem felizes, tirando todo e qualquer tipo de ódio do coração.

5 comentários:

  1. sandra mara pereira crepaldi10 de setembro de 2012 14:54

    Maravilhoso esse comentário me ajudará muito, pois hoje os ministros da eucaristia vão se reunir para justamente falar sobre este assunto.

    muito obrigada, que o E.S.de Deus continue inspirando palavras e sabedoria.
    um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito bom receber esses comentários, porque a gente percebe um pouco se estão sendo úteis as postagens. Gostaríamos muito que você e os demais leitores nos enviassem sugestões para melhoria do nosso blog.
      Conheça também os nossos dois sites, que completam o blog. O endereço está aí ao lado, na coluna da direita: "Jesus Cáritas" e Evangelho/Catequese. Deus a abençoe.

      Excluir
  2. esta frase não é de S.F. de Assis , faça-me um favor!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. '''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
























































































































































































































































































      A que frase você se refere?
      Só pude retomar o blog hoje. Desculpe-me a demora na resposta.


      Excluir
    2. Rafaela, você se refere ao subtítulo, não é?
      Pois eu li num livro que é atribuída a S. Francisco de Assis.
      Se eu estiver errado, desculpe-me.
      É difícil agora saber onde eu li, pois leio tantas coisas...
      Vou tentar descobrir e em dezembro dou a resposta certa.

      Excluir

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO