sábado, 21 de julho de 2012

MARCOS – CAPÍTULO 03

Marcos 3,1-6: CURA DO HOMEM COM A MÃO ATROFIADA.

Tudo o que falamos no trecho anterior cabe aqui: para fazer o bem, é lícito trabalhar no dia de descanso. Em nosos dias, por exemplo, ajudar o vizinho a encher a laje...

Marcos 3,7-12: AS MULTIDÕES SEGUEM A JESUS

A missão de Jesus ia muito além de curar doentes ou expulsar demônios. Mas ele não se queixava de toda aquela gente o procurando. E não aceitava o testemunho dos espíritos impuros. Nós também precisamos agir de três modos: a curto, a médio e a longo prazo.

A curto prazo: assistência aos pobres e oprimidos;
A médio prazo a convocação de entidades civis e governamentais para combater a pobreza e a injustiça.

A longo prazo: a evangelização das pessoas, que deve já estar em andamento, mas num longo prazo atingir a toda a humanidade.

Marcos 3,13-19: INSTITUIÇÃO DOS DOZE

Doze corresponde ao número das doze tribos de Israel,k para mostrar que um novo povo de Deus estava sendo iniciado. Esses 12 deveriam estar num contato mais direto, contínuo e permanente com Jesus para que, embebendo-se de sua doutrina e de sua pessoa, pudessem levar a todo mundo sua mensagem de amor.

Para Judas Iscariotes, nem a convivência com Jesus livrou-o do mu uso de sua liberdade! Q escolha que Jesus fez foi espontânea, gratuita. Todos somos chamado a uma missão, independentemente de nossos merecimentos.

Marcos 3,20-21: PROVIDÊNCIAS DA FAMÍLIA DE JESUS

Nem sempre a pessoa que tem o mesmo sangue nosso tem também o mesmo modo de pensar. Ser parente não é o mesmo que ser amigo. E o amigo verdadeiro, diz Jesus em João 15,13, é o que dá a vida pelo outro. No caso de Jesus, ele deixara toda a sua família de sangue para dedicar-se àquela que seria sua família daquele dia em diante: “É meu irmão, minha irmã, minha mãe, quem faz a vontade de meu Pai”. A pessoa que mais fez a vontade do Pai foi justamente Nossa Senhora!

Marcos 3,22-30: CALÚNIAS DOS ESCRIBAS
Consertar os vers. 20-21. Tirar de lá o que diz sobre fazer a vontade de Deus, que est´´a aqui mais adiante. Acrescentar, por outro lado, que os nossos parentes muitas vezes nos impedem de praticar a vontade de Deus, Por isso é que Jesus diz que quem ama mais o pai, a mãe, etc, do que a Deus, não é digno dele.



Marcos 3,22-30:- CALÚNIAS DOS ESCRIBAS

Os escribas vieram de Jerusalém a Cafarnaum, onde Jesus estava morando, e fizeram duas acusações:
1ª- Dizem que ele está possuído pelo demônio;
2ª- Realiza obras extraordinárias com a ajuda do demônio.
Jesus os rebate, dizendo:
  • alguém que age em benefício o se humano não pode estar agindo por força do demônio.
  • O demônio nunca faria essas obras maravilhosas, pois estas vão contra ele próprio, e o seu reino terminaria.
Jesus, entretanto, mostra-se como o homem forte que vence o demônio.

A última parte lembra que atribuir ao demônio uma obra do Espírito Santo é ficar fora da salvação. Se não reconhecermos a ação de Deus no mundo, como a receberemos? Onde buscar o perdão?

Marcos 3,31-35:- OS VERDADEIROS PARENTES DE JESUS

Fazem parte da nova “família” de Jesus aqueles que fazem a vontade de Deus. Não basta ser parente de Jesus, não basta sermos batizados ou nos dizermos católicos para nos salvar: é preciso praticar tudo aquilo que Jesus nos ensinou, tudo aquilo que Ele praticou. Se pensarmos bem, Maria, sua mãe, foi a que melhor fez a vontade de Deus. É comum as pessoas se orgulharem de terem na família um padre ou um bispo. Mesmo que fôssemos irmãos do papa, se não fizermos a vontade de Deus não teremos chance alguma de salvação.

5 comentários:

  1. A pessoa que mais fez a vontade do Pai foi justamente Nossa Senhora?
    QUANDO???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria fez a vontade do Pai em toda a sua vida.
      Ela deu-se plenamente a Deus, desde o primeiro instante de sua razão.
      Ela foi concebida sem o pecado original, e por isso nunca teve pecado algum.
      Isso não se encontra declaradamente na Bíblia, mas a própria mensagem do anjo já diztudo: KAIRE MARIA KEKARITOMENE:- Ave Maria cheia, plena, totalmente envolvida pela graça de Deus. Maria teve a plenitude da graça, como o termo kekaritomente significa.

      Excluir
  2. CALÚNIAS DOS ESCRIBAS! CALUNIARAM JESUS , MAS QUEM O DEFENDEU? NINGUÉM NEM SUA FAMÍLIA, MUITO MENOS SUA MÃE? AINDA FORAM PRENDE-LO, E DISSERAM QUE ESTAVA LOUCO! MARCOS 3 VERSO 21!
    LOUCOS ERAM ELES QUE NÃO FIZERAM A VONTADE DO PAI!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, nem que quisesse, poderia defendê-lo, por causa dos costumes da época
      . A mulher, como o próprio S Paulo afirmava, devia ficar calada na igreja e só perguntar coisas ao marido.
      Tanto Jesus como Maria seguiram muitos costumes da época. Não podemos julgar uma época com os paradigmas de épocas mais recentes.
      Ademais, talvez os parentes de Jesus também não estivessem entendendo o que ele queria realmente fazer. Os apóstolos não entenderam quase nada da ação libertadora de Jesus, até que receberam o Espírito Santo, em Pentecostes.
      Eles pensavam que Jesus fosse tomar o poder das mãos de Herodes e mesmo das mãos de César, mas Jesus insistia que o seu Reino não era deste mundo, etc.

      Excluir
  3. AVISO AOS NOSSOS (as) leitores(as) que eu só tenho contato com a internet de vez em quando, por isso só de vez em quando posso responder às perguntas. Peço desculpas por isso.
    Irmão Teófilo Aparecido de Jesus, Eremita Paroquial de Jesus Misericordioso.

    ResponderExcluir

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO