sábado, 11 de fevereiro de 2012

8- AS ORAÇÕES BÁSICAS

 quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
A AVE-MARIA.

AVE-MARIA, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONVOSCO, BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DE VOSSO VENTRE, JESUS. SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS, PECADORES, AGORA E NA HORA DE NOSSA MORTE. AMÉM.

1)- “Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco”:- Essa saudação do anjo quer dizer que Maria foi indicada por Deus para uma missão especial aqui na terra. Pode ser encontrada em Lucas 1,28 
2)- “Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre”:- Este trecho está em Lucas 1,42 , no encontro de Maria com Isabel. Quer dizer que Maria é a escolhida entre todas as mulheres pra ser a mãe de Jesus, que é o mesmo Filho de Deus, que se fez homem em Maria. Maria é um ser humano comum, não é uma deusa, mas é um pouco superior a nós, por não ter nascido com o pecado original: ela foi concebida de modo imaculado, sem pecado. É isso que significa “Imaculada Conceição”. Ela participou ativamente na redenção da humanidade, ao aceitar ser Mãe de Jesus, Mãe de Deus. Há mesmo alguns títulos que lhe dão, como de “Corredentora”.
3)- “Santa Maria, Mãe de Deus”:- É a frase dita por Isabel em Lucas 1,43: “Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite?”. Se Maria é Mãe de Jesus, e se Jesus é Deus, Filho de Deus, Maria é então, realmente, a mãe de Deus, e não só da parte humana de Jesus.
4)- “Rogai por nós, pecadores”:- A INTERCESSÃO DOS SANTOS E DE MARIA: -A intercessão pode ser vista na bíblia toda, no que se refere a pessoas intercedendo por outras. Veja por exemplo Gênesis 18,17-33 (Abraão intercede por Sodoma e Gomorra); João 17 (Jesus intercede por todos os que viviam e que viveriam no futuro); Isaías 53,10 a 12, (um dos cantos do servo de Javé, em que ele intercede por todos.).
O raciocínio é o seguinte: Se eu posso rezar, interceder por você agora, em que ambos somos pecadores, por que eu não poderia continuar a rezar por você se eu morresse e fosse para o céu? Os santos evitaram o pecado e viveram santamente. Maria, Mãe de Deus, Imaculada, Sempre Virgem, por que não poderia rezar conosco, pedindo a proteção de Deus para nós? Quer dizer que eu posso rezar por e com você, mas Maria não pode? São Benedito não pode?
Jesus não mente nunca. E ele nos contou a história do Lázaro, pobre, e do rico pão duro, em Lucas 16, 19-31. Ambos morreram e o rico pediu a intercessão de Abraão para que seus irmãos fossem avisados, e até pediu que Lázaro ressuscitasse e fosse lá convencer seus irmãos. Disse e repito: se não fosse desse modo, Jesus nunca teria contado essa história.
Quando pedimos a intercessão de Maria ou de alguma pessoa que viveu em santidade, na verdade estamos pedindo que ela reze conosco, a fim de que Jesus interceda por nós ao Pai e recebamos aquela graça. Nós acreditamos, como os outros cristãos, que Jesus é o nosso único intercessor junto ao Pai.
Os anjos também intercedem por nós, como podemos ver em Mateus 18,10; Jó 5,1; cap. 33,23-24; Salmo 91,11-13; Apocalipse 8,3; Zacarias 1,12 (o anjo intercede por Jerusalém). Não há como negar esses textos todos! A Igreja é unida, reza unida, seja a parte dela que ainda está aqui (a Igreja padecente), seja a parte dela que já está no paraíso (a Igreja triunfante).
5- “Agora e na hora de nossa morte”. Maria está sempre presente em nossa vida, se quisermos, e até na hora de morrer. Jesus teve a presença dela na cruz, quando morria, em João 19,26-27, hora em que ele nos deu Maria como mãe, ao dizer a São João: “Eis aí tua mãe” e a Maria: “Eis aí o teu filho”. Deus não faz acepção de pessoas. Se ele deu a João Maria como mãe, também a dá a nós. Quem pede a proteção de Maria, sobretudo rezando o rosário, tem sua proteção na certa na hora da morte.
Dizem os santos escritores que Maria deu o seu “sim” a Deus não apenas na hora da anunciação do anjo, mas durante toda a sua vida, com sua consagração a Deus e ao seu Reino.
A SALVE-RAINHA
A Salve-Rainha foi escrita por um jovem religioso que permaneceu décadas paralisado num leito. É, por esse motivo, uma oração dolorida, de alguém que não quer desanimar em sua vida porque sabe que possui essa mãe tão terna e serena para nos socorrer.

1 - “Salve-Rainha, Mãe de Misericórdia” - Maria é rainha dos anjos, dos santos, e nossa querida mãe, sempre presente em nossa vida. Ela está sempre pronta para ajudar-nos, porque ama ternamente o ser humano.

2 - “Vida, doçura, esperança nossa, salve!” - Maria é como o mel, que torna doce o cálice mais amargo. Ela é a esperança de uma vida melhor, se nos deixarmos reeducar por ela.

3 - “A vós bradamos os degredados filhos de Eva” - Nós fomos banidos da felicidade eterna pelo pecado de Adão e Eva, mas fomos redimidos por Jesus, e temos Maria por mãe, que intercede por nós junto a seu Filho.

4 - “A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.” - Os sofrimentos desta vida nos leva a pedir o auxílio de Maria, que nos ajudará, como ajudou o casal das bodas de Caná: “Peça à Mãe, que o Filho atende”,frase colocada no Santuário Nacional de Aparecida.

5 - “Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do teu ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!”

- Pedimos a Maria que depois desta vida, tão marcada pelo sofrimento, possamos gozar para sempre as alegrias do céu. Quantas vezes as pessoas só pedem coisas materiais e se esquecem de pedir a perseverança no bem, pois a vida eterna é eterna, como diz o nome, e esta vida é apenas passageira. A vida é comparada a um desterro, ou seja, a um exílio, em que vamos ficar alguns anos (80, 90...). Não temos aqui morada permanente, diz a bíblia. Confiemos em Maria! Nós, quando vamos rezar ao Pai, falamos: “Pelo vosso Filho, Jesus Cristo...” Maria diz: “Pelo NOSSO Filho Jesus Cristo...”, o que faz toda a diferença.

– SALVE-RAINHA, MÃE DE MISERICÓRDIA, VIDA, DOÇURA E ESPERANÇA NOSSA, SALVE! A VÓS BRADAMOS OS DEGREDADOS FILHOS DE EVA. A VÓS SUSPIRAMOS, GEMENDO E CHORANDO NESTE VALE DE LÁGRIMAS. EIA POIS, ADVOGADA NOSSA, ESSES VOSSOS OLHOS MISERICORDIOSOS A NÓS VOLVEI, E DEPOIS DESTE DESTERRO, MOSTRAI-NOS JESUS, BENDITO FRUTO DE VOSSO VENTRE, Ó CLEMENTE, Ó PIEDOSA, Ó DOCE VIRGEM MARIA! ROGAI POR NÓS, SANTA MÃE DE DEUS, PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO. AMÉM

O PAI NOSSO

PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, VENHA A NÓS O VOSSO REINO, SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU. O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE, PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRAI-NOS DO MAL. AMÉM

O Pai-nosso encerra sete pedidos: três em relação a Deus e quatro em relação a nós.

1º pedido: “Santificado seja o vosso nome” - Com esse pedido, pedimos que todas as pessoas e povos do mundo levem Deus a sério, procurem louvá-lo, agradecê-lo, glorificá-lo.

2º pedido: “Venha a nós o vosso Reino”: que Deus nunca desista de nós e sempre nos perdoe, de modo que possamos fazer parte de seu Reino.

3º pedido: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. Que procuremos saber qual é a vontade de Deus, por meio da Bíblia, da Igreja e da oração, e a pratiquemos, como ela já é conhecida e praticada pelos anjos e santos do céu.

4º pedido: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”- Pedimos aqui o pão cotidiano, o sustento, e a eucaristia, que é o Pão do Céu, nosso alimento espiritual. Não pedimos aqui riquezas nem coisas supérfluas, mas apenas o necessário para vivermos uma vida boa e agradável, para que nada nos falte. Os discípulos dos apóstolos disseram que aqui nós pedimos também que nunca nos falte Jesus Eucarístico.

5º pedido- “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. - Este trecho é o ponto alto do Pai-nosso, onde pedimos perdão de nossos pecados, mas com a condição de que nós também perdoemos aos que nos ofenderam. Jesus insiste, logo após ensinar essa oração: “Pois, se perdoardes aos homens os seus delitos, também o vosso Pai celeste vos perdoará os vossos delitos; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai não perdoará as vossas ofensas” (Mt 6,14-15).

6º pedido:- “Não nos deixeis cair em tentação” - Com esse pedido, pedimos a Deus que tire as tentações de nossa frente, mas se isso não for possível, que ele nos dê força suficiente para vencê-la. Na verdade, aqui pedimos que nunca caiamos no pior pecado que existe, que é abandonar o caminho de Deus. Pedimos aqui que nunca O abandonemos. Enquanto não O abandonarmos, teremos chance de salvação.

7º pedido:- “Mas livrai-nos do mal”:- Aqui é todo tipo de mal, tanto o mal material como o mal espiritual. Como dissemos acima, o pior mal que pode nos atingir é abandonarmos a Deus.

Santo Agostinho disse que qualquer coisa que pensemos em pedir a Deus, já está incluída no Pai-nosso. 

O CREIO, SÍMBOLO DOS APÓSTOLOS

1- “Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra”. Deus criou tudo o que existe. No Gênesis, ao lermos a história de Adão e Eva, devemos saber que é uma história, um simbolismo do que realmente aconteceu. Ninguém sabe como é que Deus criou o homem.. Deus não criou o sofrimento nem o pecado. Nós é que introduzimos no mundo o pecado. Nossos primeiros pais desobedeceram a Deus, como todos nós fazemos quando pecamos. Pelo Batismo, voltamos à graça e ao amor de Deus. A criação do homem e do mundo pode ter sido por meio da evolução, mas uma evolução comandada por Deus. (Veja, por favor, este assunto, na lição que fala sobre a criação do homem).

2- “E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor”. Jesus é o único Filho de Deus, e é nosso Deus e Senhor. Ele é tão Deus quanto o Pai e o Espírito Santo. Ele é 100% Deus e 100% homem (Veja melhor nas lições sobre Jesus Cristo).

3-”Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo”. Jesus foi gerado em Maria pelo poder do Espírito Santo. Não houve nenhuma interferência do homem. Maria é sempre virgem. Jesus é Filho de Deus.

4- “Nasceu de Maria Virgem”. Maria é Mãe de Deus, como diz Lucas 1,43: “Donde me vem que a mãe do meu Senhor venha me visitar”? Jesus foi igual a nós em tudo, menos no pecado. Ele é verdadeiro, plenamente homem, além de verdadeiro, plenamente Deus.

5- “Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado”. Jesus nos salvou não tanto por ter morrido na cruz, mas porque ACEITOU morrer na cruz. Foi sua obediência e não tanto o seu derramamento de sangue que nos salvou. Deus não precisa de sangue para “saciar sua ira”! Isso é um modo muito pagão de pensar. Aliás, na própria bíblia, Deus diz expressamente isso, como em Isaías 1,11: “Não tenho prazer no sangue de touros e de cordeiros”.

A morte e a ressurreição de Jesus nos salvaram porque ele obedeceu ao Pai até o fim, não usando seus poderes divinos para se safar da morte, mas a aceitou. E com isso, nos salvou, pois ele fez o contrário de Adão e Eva, que não obedeceram a Deus.

6- “Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai, Todo Poderoso” - Jesus libertou o pessoal que tinha morrido antes dele, pessoas boas, e levou-as ao paraíso, como se conta em 1ª Pedro3,19-20. Ele ressuscitou, vencendo assim a morte. Foi o primeiro ser humano a ser recebido pelo Pai no céu. E se ele entrou, nós também poderemos entrar. Em Jesus, a raça humana participa do paraíso com Deus. No céu, ele recomeçou a exercer todo o seu poder divino, sem deixar de ser humano.

7- “Donde há de vir julgar os vivos e os mortos”. Jesus virá no fim dos tempos para nos julgar. Quem escolheu Deus nesta vida, continuará com Ele no céu. Quem escolheu viver sem Deus aqui, continuará sem Ele. A isso chamamos inferno.

8- “Creio no Espírito Santo”. O Espírito Santo é a terceira pessoa de Deus. Na bíblia é representado pela água, unção, fogo, nuvem, luz, selo, mão, dedo, e apenas uma vez pela pomba, mas foi a que mais “pegou” no gosto popular. O Espírito Santo não tem nada a ver com pombos. Acho que o vento ou o fogo são símbolos mais perfeitos para essa Pessoa de Deus. Ele santifica a Igreja, nos santifica, e nos prepara para sermos atraídos a Cristo, que nos leva ao Pai. Ele nos dá sete dons:

Temor de Deus: para que levemos Deus a sério,

Piedade: para que tenhamos prazer na oração e no amor às pessoas;

Ciência: para que conheçamos a nós mesmos e evitemos o pecado;

Fortaleza: para não termos medo de nada e não sejamos do pecado, para que tenhamos força de vencer o mal.

Conselho: para que escolhamos sempre o que mais agrada a Deus e para que saibamos aconselhar o próximo.

Entendimento: para que entendamos bem as mensagens da Sagrada Escritura e da doutrina da Igreja.

Sabedoria: para que gostemos de seguir com alegria o caminho que Jesus nos ensinou.

9- “Na Santa Igreja Católica”: a Igreja foi fundada já durante a vida de Jesus Cristo, mas teve início real no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos. Ela é formada pelo papa, bispos, padres, diáconos e cristãos leigos. Vejam isto de modo mais explanado nas lições sobre a Igreja, mais adiante.

10- “Na Comunhão dos Santos”: pelo batismo nós somos santos, ou seja, consagrados. Temos uma ligação muito forte entre nós, como se todos estivéssemos ligados por um fio invisível. Desse modo, tanto o mal como o bem que uma pessoa faz, atinge todas as demais. Podemos, pois, rezar uns pelos outros, até mesmo pelos que morreram, e pedir que eles nos ajudem. Se eu posso rezar por você agora que sou pecador, por que não poderei depois que morrer e estiver no céu?

11- “Na remissão dos pecados”: qualquer pecado que cometemos pode ser perdoado por Deus, se pedirmos perdão. Leia a primeira carta de João e a lição anterior, sobre o pecado e a santidade.

12- “Na ressurreição da carne, na vida eterna, Amém”: Um dia todos vamos ressuscitar como somos, mas com uns 18 a 20 anos de idade, e viveremos felizes para sempre, com nosso corpo, dessa vez imortal.

5 – CREIO EM DEUS PAI, TODO PODEROSO, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, E EM JESUS CRISTO, SEU ÚNICO FILHO, NOSSO SENHOR, QUE FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, NASCEU DA VIRGEM MARIA, PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO, DESCEU À MANSÃO DOS MORTOS, RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA, SUBIU AOS CÉUS, ONDE ESTÁ SENTADO À DIREITA DE DEUS PAI TODO PODEROSO, DE ONDE HÁ DE VIR JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS. CREIO NO ESPÍRITO SANTO, NA SANTA IGREJA CATÓLICA, NA COMUNHÃO DOS SANTOS, NA REMISSÃO DOS PECADOS, NA RESSURREIÇÃO DA CARNE, NA VIDA ETERNA. AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário