quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O PAI-NOSSO


PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, VENHA A NÓS O VOSSO REINO, SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU. O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE, PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRAI-NOS DO MAL. AMÉM

O Pai-noso encerra sete pedidos: três em relação a Deus e quatro em relação a nós.

1º pedido: “Santificado seja o vosso nome” - Com esse pedido, pedimos que todas as pessoas e povos do mundo levem Deus a sério, procurem louvá-lo, agradecê-lo, glorificá-lo.

2º pedido: “Venha a nós o vosso Reino”: que Deus nunca desista de nós e sempre nos perdoe, de modo que possamos fazer parte de seu Reino.

3º pedido: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”.- Que procuremos saber qual é a vontade de Deus, por meio da Bíblia, da Igreja e da oração, e a pratiquemos, como ela já é conhecida e praticada pelos anjos e santos do céu.

4º pedido: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”- Pedimos aqui o pão cotidiano, o sustento, e a eucaristia, que é o Pão do Céu, nosso alimento espiritual. Não pedimos aqui riquezas nem coisas supérfluas, mas apenas o necessário para vivermos uma vida boa e agradável, para que nada nos falte. Os discípulos dos apóstolos disseram que aqui nós pedimos também que nunca nos falte Jesus Eucarístico.

5º pedido- “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. - Este trecho é o ponto alto do Pai-nosso, onde pedimos perdão de nossos pecados, mas com a condição de que nós também perdoemos aos que nos ofenderam. Jesus insiste, logo após ensinar essa oração: “Pois,se perdoardes aos homens os seus delitos, também o vosso Pai celeste vos perdoará os vossos delitos; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai não perdoará as vossas ofensas” (Mt 6,14-15).

6º pedido:- “Não nos deixeis cair em tentação” - Com esse pedido, pedimos a Deus que tire as tentações de nossa frente, mas se isso não for possível, que ele nos dê força suficiente para vencê-la. Na verdade, aqui pedimos que nunca caiamos no pior pecado que existe, que é abandonar o caminho de Deus. Pedimos aqui que nunca O abandonemos. Enquanto não O abandonarmos, teremos chance de salvação.

7º pedido:- “Mas livrai-nos do mal”:- Aqui é todo tipo de mal, tanto o mal material como o mal espiritual. Como dissemos acima, o pior mal que pode nos atingir é abandonarmos a Deus.

Santo Agostinho disse que qualquer coisa que pensemos em pedir a Deus, já está incluído no Pai-nosso.

Pergunto: Quantas vezes por dia você reza o Pai-Nosso?

Em quais ocasiões devemos rezá-lo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO