quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O CREIO

1- “Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra”. Deus criou tudo o que existe. No Gênesis, ao lermos a história de Adão e Eva, devemos saber que é uma história, um simbolismo do que realmente aconteceu. Ninguém sabe como é que Deus criou o homem.. Deus não criou o sofrimento nem o pecado. Nós é que introduzimos no mundo o pecado. Nossos primeiros pais desobedeceram a Deus, como todos nós fazemos quando pecamos. Pelo Batismo, voltamos à graça e ao amor de Deus. A criação do homem e do mundo pode ter sido por meio da evolução, mas uma evolução comandada por Deus. (Veja, por favor, este assunto, na lição que fala sobre a criação do homem).

2- “E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor”. Jesus é o único Filho de Deus, e é nosso Deus e Senhor. Ele é tão Deus quanto o Pai e o Espírito Santo. Ele é 100% Deus e 100% homem (Veja melhor nas lições sobre Jesus Cristo).

3-”Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo”. Jesus foi gerado em Maria pelo poder do Espírito Santo. Não houve nenhuma interferência do homem. Maria é sempre virgem. Jesus é Filho de Deus.

4- “Nasceu de Maria Virgem”. Maria é Mãe de Deus, como diz Lucas 1,43: “Donde me vem que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”.Jesus foi igual a nós em tudo, menos no pecado. Ele é verdadeiro, plenamente homem, além de verdadeiro, plenamente Deus.

5- “Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado”. Jesus nos salvou não tanto por ter morrido na cruz, mas porque ACEITOU morrer na cruz. Foi sua obediência e não tanto o seu derramamento de sangue que nos salvou. Deus não precisa de sangue para “saciar sua ira”! Isso é um modo muito pagão de pensar. Aliás, na própria bíblia, Deus diz expressamente isso, como em Isaías 1,11: “Não tenho prazer no sangue de touros e de cordeiros”.
A morte e a ressurreição de Jesus nos salvou porque ele obedeceu ao Pai até o fim, não usando seus poderes divinos para se safar da morte, mas a aceitou. E com isso, nos salvou, pois ele fez o contrário de Adão e Eva, que não obedeceram a Deus.

6- “Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai, Todo Poderoso” - Jesus libertou o pessoal que tinha morrido antes dele, pessoas boas, e levou-as ao paraíso, como se conta em 1ª Pedro3,19-20. Ele ressuscitou, vencendo assim a morte. Foi o primeiro ser humano a ser recebido pelo Pai no céu. E se ele entrou, nós também poderemos entrar. Em Jesus, a raça humana participa do paraíso com Deus. No céu, ele recomeçou a exercer todo o seu poder divino, sem deixar de ser humano.

7- “Donde há de vir julgar os vivos e os mortos”. Jesus virá no fim dos tempos para nos julgar. Quem escolheu Deus nesta vida, continuará com Ele no céu. Quem escolheu viver sem Deus aqui, continuará sem Ele. A isso chamamos inferno.

8- “Creio no Espírito Santo”. O Espírito Santo é a terceira pessoa de Deus. Na bíblia é representado pela água, unção, fogo, nuvem, luz, selo, mão, dedo, e apenas uma vez pela pomba, mas foi a que mais “pegou” no gosto popular. O Espírito Santo não tem nada a ver com pombos. Acho que o vento ou o fogo são símbolos mais perfeitos para essa Pessoa de Deus. Ele santifica a Igreja, nos santifica, e nos prepara para sermos atraídos a Cristo, que nos leva ao Pai. Ele nos dá sete dons:

Temor de Deus: para que levemos Deus a sério,

Piedade;para que tenhamos prazer na oração e no amor às pessoas;

Ciência: para que conheçamos a nós mesmos e evitemos o pecado;

Fortaleza: para não termos medo de nada e não sejamos do pecado , para que tenhamos força de vencer o mal

Conselho: para que escolhamos sempre o que mais agrada a Deus e para que saibamos aconselhar o próximo.

Entendimento: para que entendamos bem as mensagens da Sagrada Escritura e da doutrina da Igreja.

Sabedoria: para que gostemos de seguir com alegria o caminho que Jesus nos ensinou.

9- “Na Santa Igreja Católica” : a Igreja foi fundada já durante a vida de Jesus Cristo, mas teve início real no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos. Ela é formada pelo papa, bispos, padres, diáconos e cristãos leigos. Vejam isto de modo mais explanado nas lições sobre a Igreja, mais adiante.

10- “Na Comunhão dos Santos”: pelo batismo nós somos santos, ou seja, consagrados. Temos uma ligação muito forte entre nós, como se todos estivéssemos ligados por um fio invisível. Desse modo, tanto o mal como o bem que uma pessoa faz, atinge todas as demais. Podemos, pois, rezar uns pelos outros, até mesmo pelos que morreram, e pedir que eles nos ajudem. Se eu posso rezar por você agora que sou pecador, por que não poderei depois que morrer e estiver no céu?

11- “Na remissão dos pecados”- qualquer pecado que cometemos pode ser perdoado por Deus, se pedirmos perdão. Leia a primeira carta de João e a lição anterior, sobre o pecado e a santidade.

12- “Na ressurreição da carne, na vida eterna, Amém - Um dia todos vamos ressuscitar como somos, mas com uns 18 a 20 anos de idade, e viveremos felizes para sempre, com nosso corpo, dessa vez imortal.



5 – CREIO EM DEUS PAI, TODO PODEROSO, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, E EM JESUS CRISTO, SEU ÚNICO FILHO, NOSSO SENHOR, QUE FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, NASCEU DA VIRGEM MARIA, PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO, DESCEU À MANSÃO DOS MORTOS, RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA, SUBIU AOS CÉUS, ONDE ESTÁ SENTADO À DIREITA DE DEUS PAI TODO PODEROSO, DE ONDE HÁ DE VIR JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS. CREIO NO ESPÍRITO SANTO, NA SANTA IGREJA CATÓLICA, NA COMUNHÃO DOS SANTOS, NA REMISSÃO DOS PECADOS, NA RESSURREIÇÃO DA CARNE, NA VIDA ETERNA. AMÉM.

Pergunto: Você reza o terço todos os dias? Por quê?

Reza pelo menos uma vez por dia o Creio? Por quê?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO