sábado, 5 de novembro de 2011

LITURGIA DAS 15 HS. DE TERÇA-FEIRA

OS SALMOS ESTÃO EM PRIMEIRA PESSOA, QUE TORNA MAIS AGRADÁVEL A RECITAÇÃO INDIVIDUAL.


HINO das quinze horas – 1ª opção

Vós, que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e morre a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente, e  o prêmio da santa morte nos dê glória eternamente. Escutai-me, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que vive em plena comunhão convosco e com o Espírito.

HINO das quinze horas – 2ª opção

Cumprindo o ciclo tríplice das horas, eu vos louvo, ó Senhor, de coração, cantando nos salmos vossa grandeza, ó Deus uno e Trino em perfeição. A exemplo de São Pedro, nosso mestre, guardando vosso mistério, ó Deus vivo e verdadeiro, em almas redimidas, sinal de salvação do mundo inteiro, também salmodio no Espírito, unido aos Apóstolos de Cristo nosso Senhor, e assim nossos passos serão firmados na força de Jesus, o Salvador. Louvor a vós, ó Pai, autor de toda a vida, e ao vosso Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem, unidos pelo amor do Santo Espírito, Deus vivo, pelos séculos. Amém.

SALMO 118,65-72 – PARTE IX MEDITAÇÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA LEI(“Seu preceito é vida eterna” - JOÃO 12,50)

1ª ANTÍFONA A LEI DE VOSSA BOCA, PARA MIM, VALE MAIS DO QUE MILHÕES EM OURO E PRATA

Tratastes com bondade, Senhor, este(a) vosso(a) servo(a), como havíeis prometido! Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos! Antes de ser provado por vós, eu me perdera; mas agora sigo firme em vossa lei! Porque sois bom e realizais somente o bem, ensinai-me a fazer vossa vontade! Forjam calúnias contra mim os orgulhosos, mas de todo o coração vos sou fiel! Seus corações são insensíveis como pedra, mas encontro, em vossa lei, minhas delícias! Para mim foi muito bom ser humilhado, porque assim eu aprendi vossa vontade! A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata! Glória.

SALMO 73LAMENTAÇÃO SOBRE O TEMPLO DEVASTADO (“Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma” Mt 10,28)

2ª ANTÍFONA RECORDAI-VOS DESTE POVO QUE OUTRORA ADQUIRISTES!

Ó Senhor, por que razão nos rejeitastes para sempre e vos irais contra as ovelhas do rebanho que guiais? Recordai-vos deste povo que outrora adquiristes, desta tribo que remistes para ser a vossa herança, e do monte de Sião que escolhestes por morada! Dirigi-vos até lá para ver quanta ruína! O inimigo destruiu todas as coisas no santuário, e rugindo como feras, no local das grandes festas, puseram suas bandeira, vossos ímpios inimigos. Pareciam lenhadores derrubando uma floresta, ao quebrarem suas portas com martelos e com malhos. Ó Senhor, puseram fogo até no vosso santuário! Rebaixaram, profanaram o lugar onde habitais! Entre si eles diziam: “ Destruamos de uma vez!” E os templos desta terra incendiaram totalmente. Já não vemos mais prodígios, já não temos mais profetas, ninguém sabe, entre nós, até quando isto será! Até quando, Senhor, vai blasfemar o inimigo? Porventura ultrajará eternamente o vosso nome? Por que motivo retirais a vossa mão que nos ajuda? Por que retendes escondido vosso braço poderoso? Glória.

PARTE II

3ª ANTÍFONALEVANTAI-VOS, SENHOR DEUS, E DEFENDEI A VOSSA CAUSA!

No entanto, fostes vós o nosso Rei desde o princípio, e só vós realizais a salvação por toda a terra.Com vossa força poderosa dividistes vastos mares e quebrastes as cabeças do Leviatã e o jogastes como pasto para os monstros do oceano. Fizestes irromper fontes de águas e torrentes e fizestes que secassem grandes rios caudalosos. Só a vós pertencem o dia e a noite; criastes e fixastes no céu o sol e a lua. Marcastes os limites da terra, formaste o verão, criastes o inverno. Recordai-vos, ó Senhor, das blasfêmias do inimigo e de um povo insensato que maldiz o vosso nome! Não entregueis ao gavião a vossa ave indefesa, não esqueçais até o fim a humilhação dos vossos pobres! Recordai vossa Aliança! A medida transbordou, porque nos antros desta terra só existe violência! Que não se escondam envergonhados o humilde e o pequeno, mas glorifiquem vosso nome o infeliz e o indigente! Levantai-vos, Senhor Deus e defendei a nossa causa! Recordai-vos do insensato que blasfema o dia todo! Escutai o vozerio dos que gritam contra vós, e o clamor sempre crescente dos que vos são rebeldes! Glória.

ORAÇÃO DO DIA E LEITURAS: VER SITE:
http://liturgiadashoras.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário