quinta-feira, 11 de outubro de 2012

NOVENA DO NATAL n° 01- 2° DIA


1 – CANTO INICIAL

2 – ORAÇÃO DO ROSÁRIO (Veja “ORAÇÕES/ ROSÁRIO/ VIA-SACRA no topo do blog)

3 – LEITURA DO DIA

Evangelho - Mc 13,33-37

Vigiai: não sabeis quando o dono da casa vem.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 13,33-37
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!' Palavra da Salvação.

4 – REFLEXÃO DIALOGADA (Você lê a pergunta e todos participam das respostas).
1 – Você tem medo de morrer? Por que?
2 – O que você acha que signifique “ ficai atentos”?
3 – Como podemos aguardar a vida eterna com certa tranquilidade?

5 – REFLEXÃO

Todos temos medo de morrer por causa do desconhecido: não sabemos como é o lado de lá. Outro motivo é porque não temos certeza de estar em estado de graça e ir para o céu. A segunda pergunta responde a primeira: ficar atentos, vigiar, orar, são atitudes próprias de quem está a fim de participar da pátria celestial. Jesus insiste muito sobre a vigilância. Neste blog você pode ler mais sobre a oração e a vigilância, bastando achar o assunto no índice colocado no cabeçalho ou clicando no mês de setembro.
Podemos aguardar a vida eterna com certa tranquilidade garantindo, pois, a vigilância e a oração. Ambas são necesárias. Uma sem a outra não tem eficácia, não vai adiantar nada. Por outro lado, se confiarmos plenamente em Deus, viveremos felizes e tranquilos, apesar dos problemas. Santa Teresa vivia assim, e descreveu isso naqueles versos tão bonitos: “Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta!”
A vigilância implica em viver sem pecado, por um lado, e viver uma vida de apostolado por outro lado, atuando em favor dos pobres e necessitados. Se amarmos às pessoas de coração, seremos acolhidos por Deus em sua presença, e ele nos guiará na caminhada.

6 – CANTO À ESCOLHA.

7 – ORAÇÕES PESSOAIS: Cada pessoa coloca suas intenções.

8 – Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai, nessas intenções que foram colocadas.

9 – Bênção final, que pode ser assim: “ABENÇOE-NOS O DEUS TODO PODEROSO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM. (O dirigente faz o sinal da cruz sobre si mesmo).

10 – CANTO FINAL, À ESCOLHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO