domingo, 8 de maio de 2011

39- A IGREJA CATÓLICA

 1-PARA LER Mateus 16,18-19:- "18.E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19.Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER-
Hoje vamos completar a quinta e a sexta lições. A palavra Igreja significa convocação, assembleia do povo. A Igreja foi fundada por Jesus Cristo nas pessoas dos Apóstolos, como vimos no trecho de hoje do Evangelho. ela é visível, mas ornada de dons invisíveis. Ela é o sacramento (sinal) da salvação, instrumento da comunhão de Deus e dos homens. A Igreja é o povo de Deus, dirigida por pastores consagrados e preparados para isso.
“Católico” quer dizer “universal”, ou seja, para todos os que desejarem, sem exceção de cor, raça, procedência. São católicos todos os batizados na Igreja Católica. A Igreja é dirigida por homens dentro do que chamamos “hierarquia”. O papa, que é o bispo da cidade de Roma, é o chefe da Igreja Católica no mundo inteiro. Quando ele morre, é eleito outro papa pelos cardeais, geralmente dentre os próprios cardeais. Um bispo pode também ser eleito papa, mesmo sem ser cardeal. O papa é o sucessor de São Pedro. Cardeal é apenas um título e função que alguns bispos recebem
Os bispos forma, com o papa, o colégio ou o corpo episcopal. Os bispos são pastores das Igrejas chamadas particulares, que conhecemos como dioceses ou arquidioceses (veja a 5ª lição). Eles são sucessores dos demais apóstolos. Os presbíteros ou padres ajudam os bispos em suas tarefas d ensinar a fé, celebrar o culto divino, sobretudo a Eucaristia, e de dirigir as suas Igrejas como verdadeiros pastores. Os diáconos também ajudam os bispos. Os diáconos permanentes podem ser casados. Por causa de uma lei da Igreja, os padres e os bispos não.
Os cristãos leigos participam, a seu modo, do sacerdócio de Cristo. Cada vez mais unidos a Ele, desenvolvem a graça do Batismo e da crisma em todas as suas dimensões da vida pessoal, familiar, social e da Igreja. Realizam assim o chamado à santidade, dirigido a todos os batizados. São chamados a serem testemunhas de Cristo em tudo, no meio da comunidade humana.
3- PARA VIVER
Nós somos a Igreja e como tal precisamos nos unir sempre mais, a fim de que trabalhemos untos pelo Reino de Deus, cada um com seus próprios dons e capacidades. Precisamos conhecer bem o que Jesus nos pede, por meio da oração, e nos prepararmos para isso por meio do estudo sério de Sua Palavra, contida na Bíblia e na Doutrina da Igreja.
4- PARA FAZER
Escreva no seu caderno o nome dos últimos 5 papas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário