domingo, 8 de maio de 2011

38- O ESPÍRITO SANTO


1- PARA LER:-Atos dos Apóstolos 2, 1-3:- " 1.Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2.De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3.Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles." Bíblia Católica Online.
2- PARA SABER
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. É igual ao Pai e ao Filho, mas também é uma pessoa distinta deles. O papel do Espírito Santo é nos santificar. Nós O recebemos no dia do nosso Batismo, complementado depois da Crisma. É preciso lembrar que o Batismo e a Crisma são como um só sacramento. No Batismo, recebemos o Espírito Santo para nos incorporarmos a Cristo, que é ungido sacerdote, profeta e rei. A Crisma confirma e encerra a unção do Espírito Santo dado no Batismo, principalmente como Força de Deus.
Não podemos mostrar o Espírito Santo, apenas em forma de pomba. Segundo o Catecismo Católico, números 694 a 701,o Espírito Santo é mostrado na Bíblia com vários símbolos: como ÀGUA, como UNÇÃO, como FOGO, como VENTO, como NUVEM e LUZ, como SELO, como MÃO, e apenas UMA SÓ VEZ como POMBA, sendo que as outras vezes são inúmeras.
Devemos nos lembrar que o Espírito Santo, sendo puro Espírito, não tem um equivalente de forma terrena, assim como Deus Pai (que não é nem parecido com aquele senhor de idade e barba grande com o qual o retratamos).
O Espírito Santo move os nossos corações para nos levar até Jesus Cristo, que nos leva ao Pai. É Ele quem nos inspira as coisas bonitas que pensamos. O Espírito Santo nos presenteia com os seus sete dons:
TEMOR DE DEUS- Levar Deus a sério, seguindo sua santíssima vontade.
PIEDADE- Para aprendermos a rezar.
CIÊNCIA- Para o conhecimento de si mesmo e para evitar o pecado.
FORTALEZA- Para não termos medo de nada, apenas do pecado e da morte eterna.
CONSELHO- Para que sempre escolhamos o que agrada a Deus e saibamos como aconselhar as pessoas.
INTELIGÊNCIA- Para entendermos bem as mensagens da Bíblia.
SABEDORIA- Para gostarmos de seguir com alegria o caminho que Jesus nos ensinou.
3-PARA VIVER
Devemos sempre nos lembrar que é no batismo que recebemos o Espírito Santo. Ele nunca mais nos deixará. Se nós rejeitarmos a religião Católica, ou cairmos no pecado, o Espírito santo fica como que adormecido em nós, quando o deixamos adormecido.
4- PARA FAZER

Reze a oração ao Espírito Santo que está na lição 42, número 11 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO