domingo, 8 de maio de 2011

35- OS ENSINAMENTOS DE JESUS

35- OS ENSINAMENTOS DE JESUS
1-PARA LER:- Mateus 11,25-27 - "25.Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. 26.Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. 27.Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo."  - Bíblia Católica Online
2- PARA SABER
Jesus ensinou muitas coisas boas que precisamos para viver bem esta vida e chegar à glória celeste. Muitas coisas já vimos no Sermão da Montanha. Agora vamos rever os ensinamentos de Jesus em linhas gerais.
Jesus nos ensina que:
- A pobreza escolhida livremente é uma das melhores formas de se chegar à perfeição.
- Ser puro de coração é a melhor forma de ser igual a Jesus: é deixar de ser fingido, egoísta, individualista, de pensar só em si. É, sobretudo, não mentir, ter um coração transparente, é ser sincero, não ter duas caras, não ser mascarado. Jesus detesta pessoas fingidas, que enganam os outros. Sabemos isso pelas inúmeras vezes que Ele foi contra os fariseus.
- Não devemos julgar, ou seja, não levar a mal os atos errados dos outros. Se eu digo, por exemplo, que o meu irmão agiu mal ao deixar a luz acesa antes de dormir, se eu lhe disser que isso é uma coisa errada, estou certo. Isso não é julgar. Entretanto, se eu disser que ele deixou a luz acesa de propósito, só para me irritar, ou porque ele não gosta de mim, ai eu errei, pois estou julgando a atitude dele de ter deixado a luz acesa. Eu não sei o motivo pelo qual ele fez isso. Pode ser relaxamento, ou esquecimento, ou preocupação com outras coisas.
- Devemos ser misericordiosos, perdoar a quem quer que seja. Perdoar não significa deixar pra lá. Perdoar significa não guardar ódio da pessoa no coração, nem guardar sentimentos de vingança. Mesmo que eu me lembre o resto da vida do fato, isso não quer dizer que não perdoei. Quem faz um crime, por exemplo, deve ser preso normalmente. Mas não posso guardar ódio contra ninguém. “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer. Se ele tiver sede, dê-lhe de beber”, diz Romanos 12, 20 e Provérbios 25,21.
- Devemos rezar sempre. A oração constante nos fortifica.
- Devemos cuidar dos doentes, dos necessitados, dos ignorantes, dos famintos, dos sem emprego, dos sem teto, das pessoas que vivem perto de nós. Nunca devo dar preferência aos mais bonitos, aos mais educados, aos mais limpinhos, aos mais ricos.  Jesus nunca desprezou, e até preferiu os pobres e os injustiçados. Aliás, Ele mesmo era um deles!
- Devemos, como Jesus, ser mansos e humildes de coração.
- Precisamos agir sempre, nunca ficar parados ou acomodados com a injustiça ou com o mal.
- Devemos confiar na providência divina, ou seja, lembrar sempre de que Deus cuida de nós.
-Devemos ser amáveis com as pessoas e procurar ouvi-las, prestar atenção no que elas nos pedem ou nos comunicam.
-Devemos enfrentar dom amor e paciência os sofrimentos que não conseguirmos evitar.
- Devemos sempre pedir perdão a Deus de nossos pecados.
- Só Jesus deve ser a nossa segurança nesta terra. Tudo o mais passa, acaba. Só Deus nunca muda, sempre estará ao nosso lado. Quem põe sua esperança nos bens materiais, um dia acabará decepcionado.
3- PARA VIVER
Precisamos procurar viver tudo isso que vimos hoje.
4- PARA FAZER

Leia e medite Lucas 16,19-31. Depois, responda: das coisas ditas acima, quais eu preciso ainda melhorar, por não estar fazendo bem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário