domingo, 8 de maio de 2011

32- A INFÂNCIA DE JESUS


1- PARA LER:- Lucas 2,41-52 - "Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42.Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. 43.Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. 44.Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. 45.Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. 46.Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47.Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. 48.Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição. 49.Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? 50.Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera. 51.Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. 52.E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens." Bíblia Católica Online
2-PARA SABER
O nascimento de Jesus está descrito em Lucas 2, 1-20. José levou Maria, que estava grávida, para se registrarem em Belém. Era o recenseamento. Havia muita gente se registrando. O dono da hospedaria arranjou-lhe, então, um lugar na cocheira, que fazia parte da casa, lugar mais discreto do que no meio de tanta gente. Era um lugar bem pobrezinho essa cidade de Belém.
Quando Jesus nasceu, os anjos avisaram alguns pastores da vizinhança. Eles foram lá e viram Jesus deitado na manjedoura (cocho onde os animais comiam). Glorificaram, então, a Deus, por ter-nos enviado o Salvador.
Os judeus esperavam muito a vinda do Messias (=salvador), mas achavam que ele seria muito poderoso e rico. Por esse motivo, poucos acreditaram em Jesus. Ele se mostrava pobre e de descendência humilde!
Os magos, de povos pagãos distantes, também visitaram Jesus e lhe deram três presentes: ouro (símbolo da realeza), incenso (símbolo da divindade) e mirra (símbolo da humanidade, da morte).
Em Lucas 2,21, vemos a circuncisão de Jesus e a sua apresentação no templo e a purificação ritual de Nossa Senhora. Em Lucas 2,41-52, trecho lido no início, vemos como Jesus aprendia tudo o que podia com os doutores do templo, e dava-lhes respostas sábias. Depois disso, a Bíblia não fala mais nada dele até os 30 anos.
Sabemos, entretanto, que cresceu e viveu em Nazaré, ajudando São José na carpintaria e marcenaria, como qualquer garoto do tempo. E viviam uma vida pobre. Maria e José pertenciam a um grupo de pessoas chamadas “os pobres de Javé”. (Javé era o nome com que chamavam a Deus). Essas pessoas eram pobres por própria escolha. Era assim que esperavam a vinda do Messias, que sabemos agora que é Jesus Cristo.
3- PARA VIVER
No templo, com os doutores, Jesus disse ao seus pais: “Vocês não sabiam que eu devo estar na casa do meu Pai”? Dizendo isso, Jesus já começava a mostrar que sua missão era muito grande e ia além de sua vida familiar.
Procure, você também, saber a que foi chamado (a) na Igreja na sua comunidade. Procure saber o que Deus gostaria que você fizesse. Você descobre isso procurando saber o que gosta de fazer.
4- PARA FAZER

Responda: Na sua opinião, por que Jesus quis nascer pobrezinho e não no meio dos ricos, já que Ele podia escolher onde nascer? Cole um presépio no seu caderno, ou pelo menos Jesus, Maria e José. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário