domingo, 8 de maio de 2011

30- A SANTÍSSIMA TRINDADE


1-PARA LER: 2ª Coríntios 13,13;- "13.A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós!"  Bíblia Católica Online
2- PARA SABER

Temos um só Deus, que vive em três pessoas iguais, mas também distintas (distinta quer dizer que cada uma delas é uma, e não a outra): o Pai, o Filho (Jesus) e o Espírito Santo.
É impossível para a nossa cabeça entender direito como pode ser isso, mas é verdadeiro. Por isso, chamamos a Santíssima Trindade de Mistério de nossa fé. O Pai é criador do mundo, o Filho nasceu aqui entre nós e ficou sendo chamado de Jesus e o Espírito Santo nos santifica e nos inspira para que busquemos a Deus.
Diz S. João no capítulo 1, versículos 1 a 4 do quarto evangelho que, quando o Pai criou o mundo, tanto o Filho como o Espírito Santo estavam presentes. Jesus é chamado ali de “Verbo de Deus” ou de “Palavra de Deus”.
Em Marcos 1,9-11, no Batismo de Jesus, também vemos a Santíssima Trindade presente. Se a tarefa do Pai foi criar e mante o mundo, a tarefa do Filho foi tornar-se uma pessoa humana para viver entre nós e nos revelar o Pai, e nos encaminhar para o Reino de Deus. Jesus é 100% Deus e 100%  Homem. Podemos comparar assim: eu sou 100% homem e 100% padre. Você é 100% menino (ou menina) e 100% estudante. E assim por diante. A tarefa do Espírito Santo é santificar-nos e guiar a Igreja até o Juízo Final (o fim do mundo).
3- PARA VIVER
Se Deus é uma comunidade de Amor, nós também devemos nos amar, nos respeitar, e colaborar uns com os outros para a construção de um mundo melhor. Como o Pai, o Filho e o Espírito Santo são unidos para agir em nosso favor, assim nós também devemos nos unir para acabarmos com o mal que existe no mundo. Enquanto as pessoas não aprenderem a trabalhar JUNTAS, sem individualismos, não teremos um mundo melhor. Na Oração Sacerdotal de Jesus, em S. João, cap. 17, vers. 21 e 23, Jesus diz ao Pai: “a fim de que todos sejam um. Como tu, ó Pai, está em mim, e eu em Ti, que eles estejam em nós” e “para que sejam perfeitos na unidade”.
4- PARA FAZER

Reze sempre o Glória ao Pai e faça sempre o Sinal da Cruz. Peça sempre a inspiração e a força do Espírito Santo nas suas atividades, para entender bem as lições da escola, para entender a Bíblia, para saber o que Deus quer de você etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário