domingo, 8 de maio de 2011

24- O ANTIGO TESTAMENTO


1- PARA LER: Neemias 8,1-3:- "1.Todo o povo se reuniu então, como um só homem, na praça que ficava diante da porta da Água, e pediu a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel. 2.O sacerdote Esdras trouxe a lei diante da assembléia de homens, mulheres e de todas (as crianças) que fossem capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês. 3.Esdras fez então a leitura da lei, na praça que ficava diante da porta da Água, desde a manhã até o meio-dia, na presença dos homens, mulheres e das (crianças) capazes de compreender; todos escutavam atentamente a leitura." Bíblia Católica Online.

2- PARA SABER
Por enquanto vamos ver apenas um resumo do Antigo Testamento (AT).
No mundo todo só Abrão conhecia o nosso Deus. Deus mudou o nome dele para Abraão e fez com ele uma aliança: seus descendentes iriam ser tão numerosos como os grãos de areia das praias do mar. Em troca, Abraão deveria marcar todas as pessoas do sexo masculino com a circuncisão. Quem fosse marcado pela circuncisão ficava fazendo parte do |Povo de Deus (Gênesis 12). Os descendentes de Abraão continuaram esse costume. No cristianismo, a circuncisão foi substituída pelo Batismo (veja lição 7 clicando aqui: 07-O BATISMO).
O herdeiro de Abraão foi Isaac. Isaac, por sua vez, teve dois filhos: Esaú e Jacó, gêmeos (veja Gênesis capítulo 17 todo e capítulo 25, versículos 19 e seguintes).
Jacó, o herdeiro de Isaac, teve doze filhos, que foram morar no Egito com suas famílias (Gênesis 46,6-7).
No Egito o povo cresceu. Os doze filhos de Israel deram origem às 12 tribos que formaram o povo de Deus. José, que foi vendido para o Egito e lá tornou-se poderoso, não deu origem a nenhuma tribo, mas um de seus filhos o substituiu e o outro seu filho substituiu Levi, que também não deu origem a nenhuma tribo porque ficou encarregado do serviço litúrgico ( os Levitas). Veja em Êxodo 1,1-7.
O povo de Deus, chamado ainda de povo hebreu, ficou uns 400 anos no Egito. José foi por primeiro, vendido aos egípcios pelos mercadores e lá ficou famoso e chamou os demais irmãos. Depois desses 400 anos, o povo hebreu começou a ser perseguido pelo Faraó, rei do Egito (veja em Êxodo 1,8-13). Apareceu então Moisés, um hebreu criado na casa do Faraó, que se revoltou e libertou o povo (Veja Êxodo 13,17-22).
Vagando no deserto com o povo, Moisés recebeu de Deus os 10 mandamentos, no Monte Sinai. Depois de ficar perdido no deserto por 40 anos, o povo chegou à Palestina, lugar onde 1.200 anos depois nasceu Jesus. Lá os hebreus tomaram posse de muitas terras (Veja Josué 24,1-13).
Começou, então, o tempo dos juízes, que eram pessoas fortes, respeitadas por todos, e que orientavam o povo nos diversos problemas. O juiz mais conhecido foi Sansão, traído por Dalila. (Veja Juízes 2,16-19 e 13,1-5 e 24-25). O último juiz e primeiro profeta foi Samuel.
O povo achou que precisava melhorar o modo de governo, inspirado nos outros povos, e pediu a Samuel que nomeasse para eles um rei. Ele ungiu então Saul como o primeiro rei de Israel. O segundo rei foi Davi, o terceiro foi Salomão. (Veja 1ª Samuel 8,1-22). Jesus é descendente do rei Davi. Foi nessa época que a Bíblia, até então só falada, começou a ser escrita.
Depois de Salomão, na briga por sua sucessão, o reino de Israel se dividiu em dois: o reino de Israel, ao Norte, e o de Judá, ao Sul. Só bem mais tarde se uniram novamente, depois que os judeus e os israelitas ficaram exilados (mandados fora de suas terras) por 50 anos, na Babilônia.
Nesse tempo, antes, durante e depois do Exílio, surgiram os profetas: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Baruc, Daniel, Amós, Oséias, Jonas etc. Depois da volta do Exílio, até hoje, o povo nunca mais teve plena liberdade. Só uma pequena parte do povo acreditou que Jesus é Deus e o Messias. A maioria do povo Judeu, que está espalhada no mundo todo, ainda espera a vinda do Messias. Os Judeus acham que o Messias será um rei poderoso, muito rico.
3-PARA VIVER
Você é fruto de várias gerações de pessoas. Pergunte a seus pais quem foram seus avós, bisavós, se eles tinham irmãos, seus nomes, de onde vieram. Procure conhecer os nomes de seus parentes mais próximos, tios e primos. Respeite os mais velhos, pois eles têm muito conhecimento da vida que você ainda não tem, por ser criança ou adolescente. Esse conhecimento pode ajudar você a viver uma vida melhor e a preparar-se mais para a vida futura!
4- PARA FAZER

Escreva no seu caderno os nomes dos 46 livros do Antigo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO