domingo, 8 de maio de 2011

06- O NOSSO PAPA


O NÚNCIO APOSTÓLICO. A CNBB
1- PARA LER – Mateus 16,17-19="17.Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. 18.E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19.Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."
São Mateus, 16 - Bíblia Católica Online

2- PARA SABER
As dioceses do mundo inteiro com seus bispos, padres e cristãos leigos, formam a Igreja Católica Apostólica Romana. O nosso chefe supremo aqui na Terra é o Papa. Nosso papa atual é Francisco. Ele mora na Cidade do Vaticano, que é independente, como se fosse um país como o Brasil.
Francisco (em latim: Franciscus), nasceu em Buenos Aires, Argentina, a 17 de dezembro de 1936), cujo nome de batismo é Jorge Mário Bergoglio, é o 266.º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado do Vaticano, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013. O nosso primeiro papa foi São Pedro.
O papa é bispo da cidade de Roma. Tanto a cidade de Roma como a do Vaticano ficam no país chamado Itália. De lá, ele governa os católicos do mundo inteiro. O papa tem um representante em todos os países que se relacionam com a Igreja Católica. Esse representante se chama Núncio Apostólico. No Brasil ele mora em Brasília, como todos os embaixadores dos outros países. Como às vezes o Núncio é trocado, veja, por favor, o nome do Núncio atual neste link:  Nunciatura Apostólica  O atual (2017) é DOM GIOVANNI D'ANIELLO, nascido em 05/01/1955,  nomeado Núncio Apostólico no Brasil em 10 de fevereiro de 2001.
No Brasil temos ainda a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que promove a reunião de todos os bispos do Brasil em várias ocasiões no ano. Eles decidem os grandes planos para a caminhada cada vez melhor da nossa Igreja. Um desses grandes planos da CNBB é a Campanha da Fraternidade.
No Novo Testamento, no trecho que você deve ter lido, indicado logo no início (Mateus 16, 17-19), a gente pode ver como Jesus nomeia São Pedro como o primeiro papa e promete proteger a Igreja até o fim dos tempos.
Ao longo de sua história, a Igreja Católica sofreu várias cisões. No ano de 1517 o frei Martinho Lutero se revoltou contra a Igreja, iniciando o movimento que se chamou Reforma e deu origem ao Luteranismo. Outras pessoas o seguiram e o imitaram, criando outras Igrejas separadas umas das outras, foram se dividindo, e deram origem a esse tão grande número de religiões que se vê hoje em dia.  Um desses que seguiram suas ideias mas as modificaram foi Calvino.
Veja com maior profundidade esse assunto acessando este link:
Os protestantes e atualmente os chamados evangélicos continuam criticando a Igreja Católica. Por exemplo, vivem falando que o papa é rico e o Vaticano está nadando em dinheiro. Isso não é verdade. O Vaticano tem muitas riquezas de arte como pinturas, esculturas etc. Manter tudo isso, assim como os que trabalham lá, custa muito dinheiro. Inclusive no dia de São Pedro, no domingo próximo ao 29 de junho, que é o dia do papa, os católicos do mundo todo enviam uma oferta ao Vaticano, a fim de que o papa possa socorrer as grandes catástrofes. Se você quiser ver mais sobre esse assunto, acesse nosso artigo: A IGREJA É RICA?
Veja mais sobre esses assuntos nas lições 39 e 41
3-PARA VIVER
A Missa é um ponto alto de nossa religião. É um dom maravilhoso de Deus poder receber Jesus em nossa vida pela Eucaristia. Nossa doutrina é a mais saudável e completa que existe.
Você está aprendendo o catecismo. Procure estudar bem as lições. Procure melhorar seu comportamento, suas orações. Assim, estará ajudando a Igreja a continuar firmemente sua tarefa de construir um mundo melhor e mais irmão. Sobretudo, de mostrar a Verdade.
Outra coisa: devemos rezar muito pelo nosso papa. Ele tem muitos problemas para resolver no mundo inteiro, e muitas pessoas não o entendem e vão contra ele.
Uma grande riqueza de nossa Igreja Católica é que gostamos muito de Maria, nossa Mãe. Ela nos leva a Jesus, que por sua vez, nos leva ao Pai, pois ele é tão Deus quanto o Pai e o Espírito Santo. Reze sempre a Nossa Senhora, para que ela possa educar-nos tão bem como educou seu divino Filho Jesus.
4- PARA FAZER

Responda: quantas seitas e denominações protestantes você conhece? E quais são os títulos de Maria que você conhece? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário