domingo, 8 de maio de 2011

05- A DIOCESE. O BISPO


1-PARA LER- 1ª Timóteo 3,1-3 ="1.Eis uma coisa certa: quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma função sublime. 2.Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, casado uma só vez, sóbrio, prudente, regrado no seu proceder, hospitaleiro, capaz de ensinar. 3.Não deve ser dado a bebidas, nem violento, mas condescendente, pacífico, desinteressado;"
I Timóteo, 3 - Bíblia Católica Online

2- PARA SABER
A paróquia pertence a uma diocese. Diocese é a reunião de várias paróquias e pode reunir várias cidades. Ela é chefiada pelo Bispo. A diocese que gera outras dioceses, que foram desmembradas dela, se chama arquidiocese, e seu bispo, arcebispo. É o caso de algumas cidades, como Sorocaba, Botucatu, S. Paulo. Elas se juntam no que chamamos Província Eclesiástica, em que a arquidiocese “mãe” é a sede.
O Bispo recebe o sacramento da Ordem em seu terceiro grau (1°= diácono; 2° padre; 3° bispo). Ele é escolhido entre vários padres pelo Papa. Tanto os bispos quanto os padres não se casam. Suas famílias são as comunidades das quais eles cuidam. Eles vivem sem esposas e filhos para ficarem mais livres a fim de atenderem melhor as pessoas e os trabalhos pastorais. O motivo maior, porém, é imitar Jesus, que não foi casado. Nos sacramentos, tanto o bispo quanto o padre ficam no lugar de Cristo. É Jesus que nos está abençoando por meio do padre ou do bispo. É Jesus que nos está dando forças para podermos continuar a ser pessoas boas e felizes, apesar das dificuldades.
A igreja em que o bispo celebra a Santa Missa e faz todas as grandes cerimônias chama-se Igreja Catedral. Quem celebra as crismas é o bispo. Com sua devida licença, o padre também pode crismar.
3- PARA VIVER
Devemos rezar sempre pelos nossos padres e pelo nosso bispo, para que tenham forças para dirigir bem o povo de Deus. Precisamos também procurar saber os planos que a diocese (ou arquidiocese) tem para melhorar a vida espiritual e o trabalho que os fiéis fazem na paróquia, em suas vidas profissionais e nas famílias. Precisamos também procurar conhecer as outras paróquias de nossa diocese (ou arquidiocese), os trabalhos dos vários grupos que vivem nelas etc.
4- PARA FAZER
Escreva no caderno o nome da sua diocese ou arquidiocese, do seu bispo ou arcebispo, quantas paróquias ela possui e o endereço do seu bispo ou arcebispo. Você encontra isso na internet. Acesse o site da diocese ou arquidiocese e copie os dados de lá. Dou como exemplo o link da arquidiocese de Sorocaba e a de São Paulo: http://www.arquidiocesesorocaba.org.br/ (de Sorocaba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO