domingo, 8 de maio de 2011

04- A PARÓQUIA


O NOSSO PÁROCO. O SACRAMENTO DA ORDEM
1-PARA LER:- João 20, 22-23="Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23.Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos."
São João, 20 - Bíblia Católica Online

2- PARA SABER
As comunidades (ou os bairros) juntas formam a paróquia. Paróquia não quer dizer a igreja matriz. Paróquia é um conjunto de ruas e casas, marcado pelo Sr. Bispo e seus conselheiros, de acordo com o mapa da cidade. Pode também consistir num grupo de fieis sem o limite territorial, como a Paróquia Universitária. A paróquia tem o nome de um santo, de uma santa, ou de algum título de Jesus ou de Nossa Senhora.
Quem cuida da paróquia é o pároco. Na maioria das paróquias, o pároco é um padre. Para ficar padre, o jovem precisa receber um sacramento chamado “Sacramento da Ordem”. O sacramento da ordem tem três graus: o grau de diácono, o de presbítero (que é o padre) e o grau de Bispo.
O diácono pode ser casado. Nesse caso ele é chamado de diácono permanente. Se ele ficar viúvo, entretanto, não poderá mais se casar, se quiser continuar exercendo o diaconato. Ele pode fazer casamentos, batizados, enterros, fazer pregação de modo geral. Ele não pode celebrar a Missa nem atender confissões, nem dar a Unção dos Enfermos. O padre pode ministrar todos os sacramentos, menos o da Ordem. Só o bispo pode fazer um jovem ficar padre.
Foi Jesus quem pediu que alguns homens ficassem padres para pregarem a Sua Palavra, para celebrarem os sacramentos e ajudarem as pessoas em todos os sentidos, principalmente a irem para o céu. É o próprio Jesus Cristo quem age por meio do padre.
A paróquia possui muitos serviços pastorais e grupos de crianças, adolescentes, jovens e adultos que sempre se reúnem para entenderem melhor a Palavra de Deus e o modo de praticá-la.
O pároco recebe o seu sustento da própria paróquia e não do governo, como muita gente pensa. O salário do padre é no mínimo de dois salários mínimos em algumas dioceses, ou de três em outras, e pode aumentar um pouco no decorrer dos anos. O padre usa o dinheiro do dízimo para pagar as despesas da paróquia, inclusive o seu salário.
3-PARA VIVER
Na comunidade paroquial nós aprendemos o caminho para mudarmos este mundo para melhor e também aprendemos o caminho do céu. Precisamos conhecer todos os trabalhos e os grupos que trabalham na paróquia. O padre não pode fazer nada sozinho. Ele precisa de todos nós. Jesus quer precisar de nós para comunicar-se com outras pessoas... Nós precisamos, também, nos acostumar a rezar pelos padres e pelas vocações. Rezar pelas vocações é pedir a Jesus que chame mais jovens para serem padres e que esses jovens atendam ao seu chamado de amor.
4-0 PARA FAZER

Escreva no seu caderno os grupos pastorais que há em sua paróquia, o nome de sua paróquia, o do seu pároco. Se houver outras comunidades, escreva os nomes delas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário