domingo, 8 de maio de 2011

03- A COMUNIDADE


O SACRAMENTO DA EUCARISTIA
1- PARA LER –Mateus 26,26-29="Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. 27.Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, 28.porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados. 29.Digo-vos: doravante não beberei mais desse fruto da vinha até o dia em que o beberei de novo convosco no Reino de meu Pai."
São Mateus, 26 - Bíblia Católica Online

2- PARA SABER
Todas as famílias vivem numa comunidade maior, com um ou mais bairros, que pertence a uma paróquia (vamos ver direitinho a paróquia na próxima lição). Geralmente há uma igreja perto da sua casa, ou um salão da comunidade. Ali o padre celebra a Santa Missa, as crianças aprendem o catecismo, o povo faz as festas do santo padroeiro etc. Essa capela, ou essa igreja, ou esse salão, sempre tem o nome de um santo, ou de Nossa Senhora, ou de algum título de Jesus Cristo.
Todas as semanas , ou pelo menos de vez em quando, o padre vem a essa igreja celebrar a Santa Missa. Há sempre uma igreja maior, sede da paróquia, chamada Matriz. Algumas paróquias, por serem pequenas, só possuem a igreja Matriz.
A Santa Missa é a cerimônia no qual o padre transforma o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Jesus Cristo. Chamamos o Corpo e o Sangue de Jesus de Sacramento da Eucaristia. Como isso é feito durante a Missa, ela é chamada também de Eucaristia.
Na Eucaristia, ou seja, na Santa Missa, nós celebramos a memória da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O padre pega o pão e o vinho, como Jesus fez na última Ceia e mandou que se fizesse sempre. Diz as mesmas palavras que Jesus disse: “Isto é o meu Corpo”, e “Este é o Cálice do meu Sangue”, e o pão e o vinho se tornam o Corpo e o Sangue de Jesus. Aí o padre e o ministro dão para a gente comer, e isso se chama “comungar”. Ao comungarmos, recebemos dentro de nós o Corpo e o Sangue de Jesus. Na hora em que o padre fala as palavras que Jesus falou, naquela hora o padre se torna o próprio Jesus Cristo.
3- PARA VIVER
Devemos viver bem nossa vida comunitária. Muitas crianças brigam muito na rua, com os vizinhos. Outras roubam e destroem oque é dos outros. Outras ainda respondem os mais velhos, são sem educação. Isso torna as crianças antipáticas e más companhias. Os outros começam a evitar essas crianças. Também é dever de todo católico ir à Santa Missa pelo menos uma vez por semana. Se não há Missa todas as semanas em sua comunidade, vá à celebração com o ministro ou a ministra. É muito bom agradecermos a Deus os dons que Ele sempre nos dá e pedirmos perdão pelos nossos pecados!
Quando você fizer a primeira comunhão, poderá comungar em todas as missas de que participar, até duas vezes ao dia.
4-PARA FAZER

Qual é o nome de sua comunidade? Qual é o dia da Missa em sua comunidade? Copie no seu caderno este trecho: Primeira carta de São Paulo aos Coríntios, capítulo 11, versículos do 23 até o 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO